Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. FNG Café debate desafios de governança a partir da experiência de gestão do TRE/MA - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 29/4/20, às 18h36.

Captura de Tela 2020 04 29 as 15.21.16A quarta edição da live FNG Café, iniciativa do Fórum Nacional de Gestão (FNG), vinculado à Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi realizada nesta quarta-feira, 29 de abril, com o tema “Desafios de Governança: Inquietações e Inspirações”. A transmissão ao vivo promoveu a troca de boas práticas, reflexões e aprimoramentos na área de governança. Nesta edição, a convidada especial foi a coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Karla de Faria Abdala Félix.

Sobre o processo de governança e gestão estratégica desenvolvido no TRE-MA, Karla Abdala explica: “Atendemos a múltiplas demandas e estamos continuamente de prontidão, sendo flexíveis para nos adaptar às mudanças da Administração Superior”. No contexto da pandemia Covid-19, Karla cita desafios específicos: “Nesse momento de pandemia, estamos em nossas casas em teletrabalho, ainda aprendendo a lidar com toda essa situação. Como em qualquer organização, há pessoas mais adaptáveis e outras menos. Nesse cenário, com tantos desafios, a gente avança buscando, de alguma forma, injetar um ânimo na capacidade de superação das pessoas. Procuramos transformar essas questões negativas em oportunidades”.

Karla Abdala lembra também que a missão do TRE-MA é garantir a legitimidade do processo eleitoral, ou seja, planejar e gerir as eleições estaduais. “Para acontecer isso, precisamos estabelecer uma organização que possua uma estrutura hierarquizada, com gestores, servidores e magistrados”. Para ela, não é possível alcançar um desempenho superior sem aplicar um processo de gestão e governança contínuo e sistêmico, que integre a combinação das competências de todos os profissionais.

A servidora do TRE-MA pontua ainda: “por mais que a maioria das pessoas se esforce, se não houver um grande esforço coletivo, há um comprometimento de todos e o resultado não será completo”. Por isso, todos precisam estar alinhados ao planejamento estratégico, cujo papel é de facilitador e integrador. Para Karla Abdala, o fator de sucesso na gestão estratégica é a competência dos gestores aliada ao assessoramento das equipes técnicas, com metodologias que levam em conta as distintas realidades e maturidades organizacionais.

O evento foi apresentado pelo assessor da CPE/CNMP Roberto Itajahy Lopes e mediado pelo coordenador do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do FNG, Marcelo Amorim.

FNG Café

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG) tem como objetivo promover o debate, o estudo, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro.

A live FNG Café tem como principal público membros e servidores do Ministério Público brasileiro, em especial os que atuam na área de gestão estratégica das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro, mas pode ser acompanhada por qualquer interessado.

Com periodicidade semanal, o FNG Café propõe conversas virtuais, informais, sobre diversas áreas da gestão, como planejamento, comunicação, tecnologia da informação, recursos humanos e orçamento. O projeto faz parte da estratégia de adequação das atividades à impossibilidade de reuniões presenciais do Fórum.

Veja aqui a íntegra da 4ª edição do FNG Café. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial