Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. FNG Café: representantes do MP/ES e do MP/SP debatem o planejamento estratégico pós-pandemia - Conselho Nacional do Ministério Público
Coronavírus
Publicado em 20/5/20, às 20h03.

Captura de Tela 2020 05 20 as 15.16.19

 A 7ª Edição do FNG Café, live promovida pelo Fórum Nacional de Gestão (FNG), vinculado à Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), debateu “A reinvenção do cotidiano: o Ministério Público pós-pandemia”. O encontro virtual aconteceu nesta na quarta-feira, 20 de maio, com a participação da procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP/ES), Luciana de Andrade e do diretor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP), Michel Romano. O encontro foi mediado pela membro auxiliar da CPE/CNMP Ana Lara Camargo.

A respeito do gerenciamento orçamentário no MP/ES no contexto da pandemia do coronavírus, “a situação é delicada, mas a gestão do Ministério Público é muito profissional”, segundo Luciana de Andrade. “Há muito tempo a gente vem se preparando com ferramentas de gestão e de tecnologia. O MP alcançou um prestígio constitucional de muita relevância e se reinventa todo dia para manter a própria estrutura. A instituição tem se preparado para todos os cenários possíveis. O Espírito Santo vem se organizando com muita gestão e austeridade para garantir os deveres do Estado. Nós já baixamos algumas normativas internas para contingenciar despesas e evitar desperdícios”, complementou a procuradora-geral.

Já Michel Romano comentou a coordenação do teletrabalho e a possibilidade de retorno gradual ao trabalho presencial no MP/SP: “Mesmo na pandemia, o nosso trabalho tem sido feito e muito bem feito. Nunca ficamos distantes ou ausentes da nossa sociedade. A pandemia mostrou que ou a gente trabalha com planejamento estratégico ou nunca veremos resultados. O maior desafio é gerenciar o tamanho e a capilaridade do MP/SP. Esse distanciamento é algo que dificulta, mas ao longo do tempo, a instituição foi se estruturando. Virar a chave foi o maior desafio. Antes da pandemia, nós tínhamos, em média, 500 funcionários fazendo teletrabalho. No dia 20 de março tudo virou teletrabalho. Nós já temos o sistema processual digital. Todo processo judicial hoje é eletrônico, o que facilitou bastante e até aumentou a produtividade”.

Sobre a possibilidade de retorno ao trabalho presencial, Michel Romano ponderou: “Não temos data prevista para retorno ao trabalho presencial, pois o Governo do Estado de São Paulo não nos sinalizou esse retorno. Estamos nos planejando com a aquisição de álcool em gel, máscaras protetoras e manutenção do trabalho remoto. O momento é de capilarizar a entrega do material de segurança e planejar a flexibilização da presença dos colaboradores nas Promotorias”.

Captura de Tela 2020 05 20 as 15.23.49O diretor-geral do MP/SP defendeu que agora “é o momento de rever processos de gestão e fazer o enxugamento de custeios, sem perda da qualidade de ação. A implementação da tecnologia em algumas áreas vai nos dar retornos financeiros interessantes. O retorno ao cotidiano passa necessariamente pelo uso das ferramentas tecnológicas”. Para Ana Lara Camargo, “as novas tecnologias vêm pra ficar, mas terão que ser equilibradas com as interações pessoais”.

Em relação à qualidade de vida no teletrabalho, Luciana de Andrade comentou: “de forma abrupta, saímos da sede para trabalhar em casa e há uma cobrança íntima para manter a produtividade. O problema é ficar 24 horas no ar. É preciso compatibilizar e pensar na saúde ocupacional. A tecnologia, nesse contexto, é salutar e vemos essa crise como uma oportunidade”.

Luciana de Andrade também salientou a formação do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MP/ES e da criação de um plano de ação específico para lidar com o trabalho da instituição no enfrentamento ao coronavírus.

FNG Café

Com periodicidade semanal, o FNG Café propõe conversas virtuais, informais, sobre diversas áreas da gestão, como administração, planejamento, comunicação, tecnologia da informação, recursos humanos e orçamento. O evento é aberto a todos os interessados.

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG) tem como objetivo promover o debate, o estudo, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro.

Instituído pela Portaria CNMP/Presi nº 25, de 23 de março de 2012, o Fórum é composto pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI-MP); Políticas de Comunicação Social do Ministério Público (CPCom-MP); Políticas de Gestão Estratégica do Ministério Público (CPGE-MP); Políticas de Gestão Administrativa do Ministério Público (CPGA-MP); Políticas de Gestão Orçamentária do Ministério Público (CPGO-MP); e Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP).

Veja aqui a íntegra do 7ª Episódio do FNG Café.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp