Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. FNG Café: assessor do Ministério da Economia aborda inovações e tendências no setor público - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 5/6/20, às 09h02.

Captura de Tela 2020 06 04 as 15.04.06“Gestão por resultados no setor público: Inovações e tendências”. Esse foi o assunto debatido nessa quinta-feira, 4 de junho, na live FNG Café. O encontro virtual foi promovido pelo Fórum Nacional de Gestão (FNG), vinculado à Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na ocasião, o convidado foi o assessor na Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Weskley Rodrigues, que abordou assuntos relacionados a gestão estratégica; gestão de pessoas; teletrabalho no setor público; efetividade organizacional; e metodologias ágeis.

“Eu acredito que, esse momento da pandemia Covid-19, também é oportuno para a gente implementar medidas de simplificação e medidas que realmente aprimoram a prestação do serviço público voltado para a sociedade”, afirma Weskley Rodrigues.  “O teletrabalho, por exemplo, há pouco tempo era uma expectativa; mas, hoje, temos boa parte do serviço público em teletrabalho. São cerca de 300 mil servidores do Executivo Federal em teletrabalho”, complementou o convidado. 

Segundo Weskley Rodrigues,  portanto, é preciso aproveitar o cenário para melhorar a prestação de serviço público. “Durante a pandemia, muitos órgãos passaram por um processo caótico de implementação desse novo modelo de negócio dentro do setor público. O teletrabalho, contudo,  já é uma realidade. Agora temos que evoluir de patamar e discutir um modelo de gestão adequado, que sirva tanto pro trabalho presencial quanto pro trabalho remoto”.   O modelo de gestão, para Weskley Rodrigues,  precisa ter foco em resultados, ser integrado e agregar as diferentes formas de trabalho. 

No debate foi ressaltado que, um modelo ideal de gestão também envolve questões atinentes à liderança dos gestores, inclusive no que diz respeito à capacidade de influência e à consideração pelo lado humano dos trabalhadores: “É  muito importante destacar o valor da confiança entre gestores e colaboradores. A confiança permite a formação de equipes empoderadas e que praticam autogestão”, explica o assessor do Ministério da Economia. Ademais, os desafios da pandemia quanto à gestão estratégica se relacionam com o engajamento, a superação do isolamento social e a colaboração.  

Quanto à mensuração dos resultados, Weskley Rodrigues afirma que depende da forma como os objetivos e as metas estão definidas. Nesse sentido, ele citou os modelos “plan-driven” (tomada de decisão baseada em hierarquias) e “data-driven” (tomada de decisão baseada em dados).  O convidado também citou o método OKR, uma metodologia de gestão que tem como objetivo simplificar a forma de encarar os objetivos e resultados chave de uma empresa. 

Outro exemplo citado por Weskley Rodrigues foi o modelo adotado pela Controladoria-Geral da União (CGU): o Programa de Gestão de Demandas (PGD), que permite a execução de atividade fora da unidade administrativa. 

FNG Café

Com periodicidade semanal, o FNG Café propõe conversas virtuais, informais, sobre diversas áreas da gestão, como adminstração, planejamento, comunicação, tecnologia da informação, recursos humanos e orçamento. O evento tem como público principal integrantes do Ministério Público, mas também é aberto a todos os interessados. Para participar desta edição, clique aqui. 

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG) tem como objetivo promover o debate, o estudo, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro.

Instituído pela Portaria CNMP/Presi nº 25, de 23 de março de 2012, o Fórum é composto pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI-MP); Políticas de Comunicação Social do Ministério Público (CPCom-MP); Políticas de Gestão Estratégica do Ministério Público (CPGE-MP); Políticas de Gestão Administrativa do Ministério Público (CPGA-MP); Políticas de Gestão Orçamentária do Ministério Público (CPGO-MP); e Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP).

Veja aqui a íntegra da edição do FNG Café. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp