Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. FNG Café aborda a importância da tecnologia da informação durante a Covid-19 - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 19/6/20, às 10h50.

Secretários de TI do MPDFT e do CNMPA 10ª edição da live FNG Café debateu nesta quinta-feira, 18 de junho, soluções de tecnologia da informação em tempos de pandemia da Covid-19: trabalho remoto, acesso à rede, segurança, acesso do cidadão aos serviços prestados, entre outros. O evento virtual, promovido pelo Fórum Nacional de Gestão (FNG), vinculado à Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), contou com a presença do secretário de tecnologia da informação do CNMP, Paulo Célio Júnior, e do secretário de tecnologia da informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Luiz Becker.

Em relação ao impacto da pandemia do coronavírus, Luiz Becker explicou: “No MPDFT, em parte, já estávamos preparados para o teletrabalho. Antes da pandemia, havia 500 servidores em teletrabalho, ou seja, 27% do efetivo. Hoje temos 100% dos servidores em teletrabalho. Um dos aspectos que facilitou nossa transição foi a existência da adoção do processo eletrônico por meio do Processo Judicial eletrônico (PJe) e do sistema NeoGab no MPDFT. No final do ano passado, 82% dos novos processos já estavam em formato eletrônico. Atualmente, 93% dos acessos ao NeoGab são feitos de forma remota.

Becker também citou a importância de se reforçar algumas plataformas de tecnologia da informação neste momento da crise de saúde: “Antes do coronavírus, nossos usuários já estavam acostumados a lidar com vários sistemas web. Com a pandemia, porém, desenvolvemos uma VPN (Rede privada virtual) mais robusta e, agora, temos 500 pessoas acessando a VPN simultaneamente”.

Paulo Célio, por sua vez, comentou: “No CNMP, nós já estávamos familiarizados com o trabalho em consoles e ambientes virtualizados. Nós tivemos pouco impacto no dia a dia do ambiente de trabalho. Contudo, o atendimento aos usuários foi um grande desafio nesse primeiro momento. Tivemos uma carga muito grande de pessoas que não tinham vivência em tecnologia. Empreendemos muito esforço e muito trabalho, mas conseguimos fazer com que o suporte ao usuário pudesse acontecer”.

Luiz Becker também abordou as principais mudanças ocorridas no MPDFT durante o período da pandemia: “Nossa área-meio está mantendo todas as atividades em pleno funcionamento. Não tivemos dificuldade. Em relação à área-fim, o que percebemos foi um aumento no número de manifestações diárias nos processos. Na área de suporte técnico tivemos alguns desafios, porque os usuários estavam acostumados com a nossa presença física. Nas primeiras semanas houve um aumento de 30% nos atendimentos aos usuários. Após a adaptação, houve uma redução drástica no número de chamados”.

Outro tema abordado, no evento virtual, foi a segurança da informação. Paulo Célio afirma que esta é uma preocupação muito presente da área de TI. “Não podemos afirmar, porém, que houve maiores problemas no CNMP no período da pandemia. Em relação a eventos de segurança que detectamos em nossos equipamentos, os números estão bem estáveis. Foram mudanças poucos significativas. Nossa maior tarefa foi fazer um trabalho de divulgação do uso das ferramentas adequadas pelos usuários”, explicou o servidor.

Quanto à importância das transformações digitais, Paulo Célio afirmou: “Tive a oportunidade de visitar o Vale do Silício no ano passado e observei o verdadeiro impacto da transformação digital. Essa transformação atinge o estilo de vida e os costumes das pessoas. A pandemia nos obrigou a praticar essa transformação. No CNMP, implantamos algumas mudanças mirando a transformação digital, como a consolidação do sistema de computação em nuvem. As pessoas precisam se adaptar e se capacitar, pois a tendência agora é uso difundido da tecnologia”.

Além disso, Paulo Célio defendeu que a grande tendência da tecnologia será a utilização da computação em nuvem. Já o uso da tecnologia será popularizado, para ele, com as videoconferências e o trabalho colaborativo.

FNG Café

Com periodicidade semanal, O FNG Café propõe conversas virtuais, informais, sobre diversas áreas da gestão, como administração, planejamento, comunicação, tecnologia da informação, recursos humanos e orçamento. O evento tem como público principal integrantes do Ministério Público, mas também é aberto a todos os interessados. Para participar desta edição, clique aqui.

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG) tem como objetivo promover o debate, o estudo, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro.

Instituído pela Portaria CNMP/PRESI nº 25/2012, o Fórum é composto pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI-MP); Políticas de Comunicação Social do Ministério Público (CPCom-MP); Políticas de Gestão Estratégica do Ministério Público (CPGE-MP); Políticas de Gestão Administrativa do Ministério Público (CPGA-MP); Políticas de Gestão Orçamentária do Ministério Público (CPGO-MP); e Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP).

Clique aqui para assistir a íntegra do FNG Café.

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