Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Nova edição do boletim de acompanhamento da Covid-19 é publicada - Conselho Nacional do Ministério Público
Coronavírus
Publicado em 15/7/20, às 16h56.

 

Banner noticia coronaO boletim de acompanhamento da Covid-19 chega à décima quinta edição mostrando que a Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CES/CNMP), ao longo da última semana, participou de uma reunião interinstitucional e realizou um encontro com seus novos membros colaboradores.

No dia 13 de julho, segunda-feira, em continuidade aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão, a CES/CNMP participou da reunião realizada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e instituições integrantes do Comitê de Crise da Covid-19, entre as quais a Advocacia-Geral da União e a Defensoria Pública da União. Além de tratativas relacionadas à judicialização para acesso ao auxílio emergencial, foram expostos os avanços no desenvolvimento da plataforma digital para integração e análise de dados referente à atuação interinstitucional de enfrentamento da Covid-19.

Por sua vez, na última na sexta-feira, dia 10 de julho, a CES/CNMP organizou a primeira reunião interna de trabalho com seus membros colaboradores, designados pela Portaria CNMP-PRESI 114, de 7 de julho de 2020. Na oportunidade, os novos integrantes da Comissão, oriundos de diversas unidades de MPs estaduais e do Ministério Público do Trabalho (MPT), apresentaram-se e debateram temas relacionados ao SUS e à atuação do MP no que se refere ao enfrentamento da Covid-19. Além disso, foram apresentadas as iniciativas dos eixos temáticos estabelecidos no Plano Diretor da CES/CNMP para o biênio 2020-2021 e traçados os primeiros encaminhamentos para concretização dos objetivos propostos.

Boa prática

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) participou, no último dia 7, do ato de entrega de 5 mil máscaras e 104 frascos de 500ml de álcool gel para a Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) como medida de enfrentamento do novo coronavírus. A campanha é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e pelo movimento Lady’s Mall, que apoia o empreendedorismo feminino.

O MP/AM apoiou a campanha indicando as entidades que iriam receber as doações. Os povos indígenas foram escolhidos pelo entendimento da instituição da fragilidade maior, dentro da pandemia, dessas populações tradicionais dentro da sociedade.

Cenários

Nessa última terça-feira, 14 de julho, um estudo francês publicado na revista científica Nature Communications trouxe evidências de que a infecção de forma vertical pelo novo coronavírus é possível; a transmissão de Covid-19 pode ocorrer de uma mulher grávida para o bebê durante as últimas semanas de gestação.

No Brasil, a relação entre coronavírus e gravidez também é estudada. Dados recentes publicados em um estudo feito por enfermeiras e obstetras brasileiras ligadas a quatro universidades – Unesp, UFSCAR, IMIP e UFSC – revelaram que oito em cada dez grávidas e puérperas que morreram até agora de Covid-19 em todo o mundo eram brasileiras.

Além disso, o boletim apresenta números da Covid-19 divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e dados relativos à evolução da pandemia no Brasil e no mundo.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp