Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Live discute a governança da tecnologia da informação durante a pandemia - Conselho Nacional do Ministério Público
Tecnologia da informação
Publicado em 20/8/20, às 10h19.

WhatsApp Image 2020 08 17 at 15.31.48 1 “Governar a Tecnologia para Sobreviver à Pandemia”: este é o tema da live da Ação Nacional Estruturante do Ministério Público de 2020, que será realizada nesta sexta-feira,  21 de agosto, às 10 horas. O evento virtual será promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Gestão da Tecnologia da Informação do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPTI/FNG-MP). 

A Ação Nacional Estruturante visa a diagnosticar a governança da tecnologia da informação no Ministério Público, com o propósito de monitorar o Planejamento Estratégico da TI (PENTI), de acordo com a Resolução CNMP nº 171/2017. A live, em formato de webinar, é direcionada aos integrantes da área de TI e do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) das unidades e ramos do Ministério Público.

A transmissão abordará, entre outros temas, o papel da governança do uso da tecnologia para sobrevivência institucional, a função do PNTI no referido processo e o engajamento com as práticas do PNTI.

Como participar

A live será veiculada na plataforma Teams e no canal oficial do YouTube do CNMP. As inscrições serão feitas por meio do sistema de inscrição de eventos, no endereço eletrônico: https://eventos2.cnmp.mp.br/login.seam?cid=181, até o dia 19 de agosto de 2020.

Aos inscritos, será encaminhado, por e-mail, o link pelo qual os participantes terão acesso ao evento no Teams. Para aqueles que optarem em não participar diretamente das atividades, é possível assistir às apresentações pelo canal oficial do CNMP no YouTube.

Convidados

Para discutir o tema, o convidado é o mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual gerente de Inovação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE), Roberto Delgado Arteiro. Ele atua há 30 anos no mercado de TI e liderou projetos de governança, riscos e compliance nos setores público e privado. Idealizador e cofundador de uma das principais iniciativas de inovação do setor público brasileiro, o MPLabs, é referência nacional e internacional, sendo palestrante e conferencista sobre o tema.

Além disso, Roberto Delgado Arteiro participou, no CNMP e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da construção de instrumentos regulatórios atualmente norteadores da Governança de TI no Sistema de Justiça brasileiro e é professor titular de disciplinas relacionadas a esse tema em programas de pós-graduação. O evento terá a mediação de Luciana Freitas, coordenadora do CPTI e assessora de TI do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Outras informações poderão ser obtidas na CPE pelo telefone (61) 3366-9237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

FNG

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP) é instância superior de deliberação coletiva dos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTIMP); de Políticas de Comunicação Social do Ministério Público (CPCom-MP); de Políticas de Gestão Administrativa do Ministério Público (CPGA-MP); de Políticas de Gestão Orçamentária do Ministério Público (CPGO-MP); de Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP); e do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE). 

Entre outros, são objetivos do FNG-MP: fomentar a uniformização e a padronização da atuação dos diversos ramos e unidades do MP; promover estudos, coordenar atividades e sugerir políticas e padrões em gestão administrativa e institucional, com o objetivo de fomentar a integração entre os ramos e as unidades do MP; incentivar a adoção de boas práticas de gestão e planejamento institucional; e propor treinamentos para membros e servidores na área de gestão e planejamento institucional.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp