Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “Em Pauta” discute, na próxima quinta-feira, se há solução para a corrupção no Brasil - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 11/9/20, às 16h05.

 

banner em pautaNa próxima quinta-feira, 17 de setembro, às 10 horas, será realizada a sétima edição do programa virtual “Em Pauta”, com o tema “Há solução para a corrupção no Brasil?”. Iniciativa da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), o programa promove palestras sobre assuntos relevantes para a comunidade jurídica.

O convidado da vez é o procurador de Justiça do Estado de São Paulo Edilson Mougenot Bonfim, que é professor e fundador da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais. Segundo ele, sua apresentação vai abordar uma visão sistêmica entre diversos saberes, tratando dos meios de prevenção e de punição, e da combinação entre os discursos jurídico, social e de diferentes ciências que buscam explicar o complexo fenômeno da corrupção.

“Onde nasce a corrupção? Por que nasce? Nascem os homens propensos à corrupção ou tornam-se corruptos fruto de uma época ou de determinada sociedade? A busca por essas respostas envolve exatamente a questão da existência ou não de solução para a corrupção no Brasil”, falou o convidado.

Além dessas indagações, Edilson Mougenot Bonfim fará outras provocações para reflexão. “A punição é o único remédio? A impunidade é fator contributivo para que a corrupção se incremente? Existe nível satisfatório ou aceitável para esse fenômeno que é um problema para a sociedade? Essas e outras perguntas serão levantadas na busca por respostas. Buscarei fornecê-las a partir do que penso e compreendo acerca deste assunto”, finalizou.

O programa, mediado pela presidente da UNCMP, conselheira Fernanda Marinela, terá duração de 25 a 30 minutos e será transmitido pelo canal oficial do CNMP no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial