Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Coplaname lança Espaço Memória virtual para contar a história do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 22/9/20, às 13h37.

Conselheiro Marcelo WeitzelEm celebração aos 15 anos do Conselho Nacional do Ministério Público, foi lançado nesta terça-feira, 22 de setembro, durante a 14ª Sessão Ordinária de 2020 do CNMP, o Espaço Memória virtual. A fim de acompanhar a preservação de uma memória mais dinâmica, rápida e interativa, o site é um novo meio que permite compartilhar, com mais riqueza, informações sobre o Conselho e sobre os personagens que fizeram e fazem parte da instituição.

Segundo o conselheiro e presidente do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname), Marcelo Weitzel (foto), a página representa "um espaço de memória permanente, dedicado à preservação e ao estudo da história institucional do CNMP, que servirá para fins de pesquisa, educação e reflexão relacionadas à trajetória desta Instituição". Ele, ainda, complementou: "compartilhar a história institucional do CNMP com o auxílio da rede internacional de computadores ressalta o caráter nacional deste Conselho ao ampliar sua integração com a sociedade, mediante o uso de importante ferramenta para o compartilhamento de informações a um expressivo número de usuários".

O Memorial Virtual do CNMP foi idealizado para complementar o Espaço Memória e a Galeria do Tempo instalados no edifício-sede do Conselho. O Memorial é um repositório de alguns dos principais personagens e acontecimentos nos 15 anos de CNMP, incluindo acervo de documentos, linha do tempo e entrevistas com algumas das figuras que fizeram parte da história da instituição.

Os visitantes poderão navegar por documentos históricos do CNMP, como a ata da 1ª Sessão do CNMP, realizada em junho de 2005, e os termos de posse dos primeiros conselheiros, os quais foram escritos à mão. Além disso, é possível conferir registros das exposições realizadas fisicamente na sede do CNMP em Brasília, conhecer as personalidades que se destacaram na construção desta história e que inspiram os atuais gestores e os vídeos da Memória Oral, entre os quais se destaca o projeto “Diálogo Cidadão”, desenvolvido pelo Coplaname em 2019 em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal de 1988, com foco na história do Ministério Público na Constituinte.

O site está organizado em quatro seções principais: Linha do Tempo; Personagens; Acervo; Agenda; e Memória Oral. Na Linha do Tempo, o usuário confere os principais acontecimentos da história do Conselho, desde 2004 até os dias atuais. A ferramenta proporciona imersão nos principais fatos que marcaram a história do Conselho. De forma dinâmica, a linha do tempo exibe fatos desde 1992, ano em que o Deputado Hélio Bicudo apresentou a proposta de Emenda Constitucional nº 96, até os dias atuais.

Os Personagens, por sua vez, mostram quem contribuiu para a construção da Instituição. Os principais eventos do Memorial CNMP estão na Agenda. O Acervo apresenta documentos e publicações que marcam a história do CNMP. Por fim, na Memória Oral estão os depoimentos de importantes personagens na construção do CNMP.

A página principal do Espaço Memória destaca que “A iniciativa visa a agregar todos os ramos e unidades do Ministério Público (MP), haja vista que o Conselho Nacional do Ministério Público é o resultado de todos aqueles que desejam um Ministério Público mais eficiente, forte, transparente e aberto à sociedade brasileira”.

Em 11 de fevereiro de 2019, foram lançados o Espaço memória e a Galeria do Tempo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ambientes voltados a resgatar os principais fatos e ações desenvolvidos pelos que já atuaram no CNMP, desde a sua criação.

Acesso

Na Galeria do Tempo do CNMP, instalada no edifício-sede, foi implementado um QR Code que dá acesso ao Espaço Memória Virtual. Para o acesso direito à página, o endereço do Espaço Memória virtual é https://www.cnmp.mp.br/portal/memorial-cnmp.

Conheça aqui o Espaço Memória virtual

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp