Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro Silvio Amorim conhece boas práticas implementadas pelo MP/MS - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 19/10/20, às 18h59.

 

50507003121 2b07529dd4 cO conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Silvio Amorim iniciou, nesta segunda-feira, 19 de outubro, sua visita de dois dias à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), em Campo Grande. O objetivo é conhecer boas práticas de gestão administrativa e de combate à corrupção.

O encontro foi pensado para fomentar e apoiar as estratégias de aperfeiçoamento de controle interno, governança e gestão administrativo-financeira previstas no Plano Diretor da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), em parceria com a Comissão de Enfrentamento da Corrupção (CEC), ambas do CNMP e presididas por Silvio Amorim.

Na abertura do evento, o conselheiro do CNMP destacou o intercâmbio de ideias e práticas entre as instituições e a importância do encontro para o desenvolvimento da atuação do Mistério Público como um todo.

“Este é o principal objetivo da minha vinda: conseguir falar e divulgar aquilo que o Ministério Público do Mato Grosso do Sul realiza de bom para a sociedade daqui. Vamos fazer uma segunda edição da publicação digital "O CNMP e as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos", em 2021, que incluirá as práticas do MP/MS que serão aqui apresentadas", falou Silvio Amorim.

A primeira edição da publicação será lançada no I Congresso do Ministério Público Brasileiro, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro deste ano.

Por sua vez, o procurador-geral de Justiça local, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a presença do conselheiro e enalteceu a atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul no combate à corrupção: “Fico feliz que a presença do conselheiro Silvio Amorim é a primeira visita externa que recebo na minha gestão. Esta é uma grande oportunidade para mostrar a nova gestão do MP/MS e todos os trabalhos que são desenvolvidos aqui. Tenho muito orgulho de apresentar a atuação de combate à corrupção no estado pela Instituição para o CNMP”.

Em seguida, a promotora de Justiça e secretária-geral do MP/MS, Bianka Karina Barros da Costa, apresentou ao conselheiro e aos membros a programação do encontro, que ocorrerá até esta terça-feira, dia 20.

As apresentações

O encontro teve início com apresentação da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Cristiane Mourão Leal Santos, responsável pela palestra “Operação Oiketicus”.

Em seguida, o promotor de Justiça titular da 29ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e integrante do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), Adriano Lobo Viana de Resende, explanou sobre a atuação preventiva e corretiva do MP/MS na área do Patrimônio Público.

Finalizando a parte da manhã, a promotora de Justiça e assessora especial do PGJ Ana Lara Camargo de Castro explanou sobre o tema “Caso Espada da Justiça”.

No período da tarde, Silvio Amorim assistiu às apresentações do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto, que discorreu, ao lado do promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa, acerca da campanha “Corrupção Mata” e da atuação integrada e constante dos promotores de Justiça do Patrimônio Público.

Em seguida, a promotora de Justiça e assessora especial do PGJ Ludmila de Paula Castro Silva apresentou a atuação do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

O promotor de Justiça, assessor especial do PGJ e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Paulo César Zeni, apresentou a nova ferramenta tecnológica criada pelo Laboratório de Inovação da própria Instituição, que vai auxiliar o trabalho dos promotores de Justiça Eleitorais no pleito de 2020, o Robô da Ficha Limpa.

Finalizando as apresentações do dia, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Ricardo de Melo Alves, apresentou o Portal CI.

Veja aqui mais fotos da visita.

* Com informações e foto da Assecom do MP/MS

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp