Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto “Um MP + Seguro” é apresentado durante 20ª Reunião Ordinária de Comitê do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança
Publicado em 4/11/20, às 22h14.

palestraO colaborador eventual da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público do Conselho Nacional do Ministério Público (CPAMP/CNMP), Wilson Roberto Trezza, apresentou nesta quarta-feira, 4 de novembro, o projeto “Um MP + Seguro”. A apresentação de Trezza, que é oficial de inteligência aposentado da Agência Brasileira de Informação (Abin) e ex-Diretor Geral da referida instituição, aconteceu durante a 20ª Reunião Ordinária do Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI/CNMP).

Idealizado pela CPAMP, sob a presidência do conselheiro Marcelo Weitzel,  o “Um MP + Seguro” visa ao fortalecimento da cultura pessoal e institucional de segurança no Ministério Público. O projeto busca também a potencialização dos meios de disseminação da cultura de produção de conhecimento; a identificação dos recursos próprios das atividades de produção e proteção da informação; e à disseminação das melhores práticas de governança em segurança institucional.  

Na abertura da exposição sobre a iniciativa “Um MP + Seguro”, o membro auxiliar da CPAMP, Nelson Lacava Filho, salientou que se trata de “um projeto importante para o Ministério Público brasileiro”. Ele ainda destacou: “Trezza, que conta com quarenta anos de prestação de serviço público, veio para contribuir para a estruturação desse programa de capacitação e estruturação de segurança institucional do CNMP”.  

Trezza afirmou, durante a palestra, que: “a sociedade brasileira conhece e valoriza o Ministério Público. É preciso fortalecer essa imagem de excelência, pois é um benefício para a sociedade e para o Estado”. 

Segundo Wilson Trezza: “Um MP + Seguro  é um projeto que se preocupa muito mais com o foco e com o resultado, do que com questões técnicas de elaboração de projetos”. O especialista explicou que a iniciativa teve início por meio de reuniões feitas na CPAMP,  com a expectativa de obtenção de melhoria no trabalho de produção de conhecimento institucional. De acordo com o colaborador da CPAMP: “Quando a o serviço de inteligência trabalha bem, existem menos despesas e a sociedade tem mais segurança”.  

As principais metas do projeto “Um MP + Seguro” são: investir em capacitação de inteligência institucional; avaliar ações, métodos, processos e outros instrumentos que possam melhorar ações de acesso à informação; e estimular a atenção da Alta Administração para a cultura de segurança institucional. O projeto foi concebido pra ser executado em três subprojetos:  ferramentas de apoio ao processo de tomada de decisões (voltadas para a atividade-fim);  cultura institucional de segurança e de proteção de dados e conhecimentos; e segurança institucional.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial