Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiros do CNMP participam da última reunião ordinária de 2020 do CNPG - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 3/12/20, às 18h25.

oswaldo cnpgOs conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Oswaldo D’Albuquerque, que também exerce o cargo de ouvidor nacional do Ministério Público, e Marcelo Weitzel (foto) participaram, nesta quinta-feira, 3 de dezembro, da última reunião ordinária de 2020 do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). O evento foi realizado na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS), em Porto Alegre.

Como vem ocorrendo desde o início da pandemia da Covid-19, parte dos conselheiros participaram dos trabalhos por videoconferência. Entre os itens da pauta, o acompanhamento dos projetos que tramitam no Congresso Nacional e podem impactar diretamente a atuação do Ministério Público, especialmente no enfretamento ao crime organizado e no combate à corrupção, como a Reforma da Lei de Improbidade. 

Ações que promovam a transparência e necessária prestação de contas de instituições públicas à sociedade também foram temas da reunião. O colegiado aprovou uma ação conjunta de comunicação e divulgação de resultados da atuação dos MPs no próximo dia 14 de dezembro, data que marca o Dia Nacional do Ministério Público. “A publicização de resultados concretos, oriundos do trabalho realizado, especialmente em temas de grande impacto social, deve ser ato permanente, incorporado às atividades de qualquer instituição pública”, sublinhou o presidente do CNPG, Fabiano Dallazen. 

Ainda sobre o tema da transparência, os conselheiros aprovaram o apoio do CNPG ao Projeto de Lei 4685/2020, que propõe a criação do Dezembro Transparente visando incentivar esta prática em todo território nacional. 

A última reunião de 2020 também foi marcada pela homenagem do CNPG ao trabalho realizado pelo ex-presidente da Conamp, promotor de Justiça gaúcho Victor Hugo Palmeiro. Ele recebeu a placa que materializa a honraria das mãos do presidente do CNPG, na presença do atual presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Murrieta, e da presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, e da também ex-presidente da Conamp, Norma Cavalcanti. 

O ex-procurador-geral de Justiça e ex-presidente do CNPG, Eduardo de Lima, que participou do encontro, também teve o trabalho destacado pelo colegiado. 

Também participaram da última reunião do ano o ex-conselheiro do CNMP Marcelo Ferra; o secretário-executivo do CNPG, Júlio César Melo; e os subprocuradores-gerais do MP/RS Marcelo Dornelles e Sérgio Harris, e o promotor de Justiça do MP/RS Felipe Teixeira. 

À tarde, os PGJs foram recebidos pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini e pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, no prédio histórico Solar dos Câmara. Os procuradores-gerais também visitam o Palácio do Ministério Público. 

Com foto e informações da comunicação do CNPG

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp