Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do MP participa de reunião com vice-governador do RN e cúpula da segurança pública - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 16/12/20, às 15h11.

rncoO corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, acompanhado pela procuradora-geral de Justiça adjunta do MP/RN, Elaine Cardoso, reuniu-se com o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e com a cúpula da segurança pública potiguar nesta quarta-feira, 16 de dezembro. Na reunião, foram debatidas as primeiras observações decorrentes da correição extraordinária realizada esta semana no MP/RN.

De 15 a 17 de dezembro, a equipe do CNMP vem realizando correição no MP/RN para verificar o trabalho das Promotorias de Justiça que atuam nas áreas de combate aos crimes violentos letais intencionais, no funcionamento do sistema prisional e observar as ações de controle externo da atividade policial nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. 

O corregedor Nacional do Ministério Público, conselheiro Rinaldo Reis Lima, explicou que o CNMP iniciou um ciclo de correições extraordinárias em estados das regiões Norte e Nordeste, justamente pelos altos índices verificados pelo Atlas da Violência. “Os dez estados mais violentos do Brasil estão no Norte e Nordeste. Estamos nos referindo aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), então, nosso papel é verificar justamente o que está acontecendo e buscar parcerias para enfrentar essa realidade. Falo com propriedade em relação ao RN porque sou promotor de Justiça daqui, já fui procurador-geral de Justiça e sei da nossa realidade. Esse desafio tem que ser encarado por todos conjuntamente”, disse. 

Elaine Cardoso falou que a visita da Corregedoria Nacional do Ministério Público com ênfase na atuação criminal “reflete a preocupação de um tema essencial hoje para toda a sociedade”. O vice-governador Antenor Roberto destacou as ações de estruturação do Governo nos últimos dois anos na área. 

Participaram, ainda, da reunião o conselheiro do CNMP e ouvidor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto; o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jaime de Cássio Miranda; o chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, José Augusto de Souza Peres Filho;  o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Alessandro Santos de Miranda; e a coordenadora substituta de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Vera Leilane Mota Alves de Souza. 

Pela cúpula dos órgãos de segurança pública do RN, também estavam presentes na reunião: o secretário-adjunto de Segurança Pública, Osmir Monte; o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio; a delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; o comandante da PM, coronel Alarico Azevedo; e o diretor do Itep, Marcos Brandão.

*Com informações e foto da Ascom do MP/RN.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial