Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em Pauta discute tomada de decisão baseada em heurísticas e vieses no Direito - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 8/1/21, às 14h49.

banner em pautaO "Em Pauta" desta semana terá como tema “Tomada de decisão baseada em heurísticas e vieses”. O programa, produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), será transmitido nesta quinta-feira, 14 de janeiro, às 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube.

Para falar sobre o assunto, o convidado é o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) e professor Tiago Gagliano Pinto Alberto.  A mediação da palestra será feita pela conselheira Fernanda Marinela, presidente da UNCMP. 

“O fenômeno da heurística e dos vieses é uma espécie de ‘novo tema velho’ para o Direito. É um tema explorado recentemente pelo Direito, mas já estudado há mais tempo em outros ramos do conhecimento. O assunto já vem sendo dissecado pela Psicologia Cognitiva há, pelo menos, três décadas. O pensamento heurístico é baseado em tomadas de decisões rápidas, por meio de atalhos mentais; portanto, pode gerar análises enviesadas da realidade”, esclarece o convidado da semana.   

Para assistir ao Em Pauta , clique aqui. É possível, inclusive, optar por receber uma notificação quando o evento estiver prestes a iniciar. Basta acessar o canal do CNMP no YouTube e acionar o recurso “Definir Lembrete”.     

Palestrante 

O juiz de Direito Tiago Gagliano Pinto Alberto é pós-doutor em Psicologia Cognitiva pela PUC/RS e pós-doutor em Direito pela Universidad de León/Espanha e PUC/PR. Atualmente cursa pós-doutorado em ontologia e epistemologia pela PUC/PR. 

O convidado ainda é colíder do grupo de pesquisa “Estudos interdisciplinares entre direito e neurociência – Neurolaw”. É também pesquisador estrangeiro do grupo de pesquisa "Discrecionalidad judicial y debido processo” e instrutor da ENFAM. 

Em Pauta 

O programa Em Pauta é promovido com o objetivo de discutir temas jurídicos de grande relevância, com impactos na atuação de membros do MP em todo o país. 

As palestras são realizadas virtualmente, sempre às quintas-feiras, às 10 horas, com duração de até 30 minutos. Cada edição conta com um convidado palestrante e um mediador, que conduz o evento de modo a priorizar as abordagens práticas do assunto escolhido.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial