Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do Meio Ambiente do CNMP expede nota técnica que subsidia atuação dos MPs quanto ao sensoriamento remoto no combate aos desmatamentos - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 4/2/21, às 15h28.

meio ambiente bannerA Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), presidida pelo conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, expediu nota técnica referente à atuação dos membros do Ministério Público brasileiro com a finalidade de fomentar os órgãos de fiscalização ambiental a implementarem medidas tecnológicas de controle dos desmatamentos ilegais a exemplo do uso de sistemas de monitoramento remoto. A norma foi publicada nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, no Diário Eletrônico do CNMP.

De acordo com a Nota Técnica 01/2021, o CNMP, por meio da CMA, apresenta direcionamentos técnicos em busca de uma atuação preventiva e repressiva do ministério público para a questão do monitoramento ambiental adequado e combate aos desmatamentos ilegais. 

O primeiro direcionamento técnico sugere a atuação dos Ministérios Públicos junto aos estados, municípios e seus respectivos órgãos ambientais para a adoção de medidas necessárias para promover a fiscalização, monitoramento e autuação remotas para coibir degradações ambientais com o uso das tecnologias disponíveis. 

Nesse sentido, a nota da CMA cita informações públicas e gratuitas constantes em bancos de dados oficiais como Prodes, Deter e Programa Queimadas, todos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ou adoção de outras plataformas que possibilitem a célere repressão e responsabilização pelos ilícitos ambientais, a exemplo da Mapbiomas Alerta, garantindo-se o efetivo cumprimento ao disposto na Lei n.º 12.651/2012 (Código de Proteção da Vegetação Nativa). 

Outro direcionamento técnico é no sentido de auxiliar na atuação dos Órgãos de Execução do Ministério Público. Nos termos da nota técnica, sugere-se, após a instauração de procedimento administrativo de acompanhamento da estrutura de monitoramento e fiscalização ambiental dos Órgãos Ambientais Estaduais ou Municipais, o encaminhamento da anexa recomendação, elaborada pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso e pelos membros colaboradores atuantes no Grupo de Trabalho de Defesa da Amazônia, da Comissão do Meio Ambiente do CNMP, a fim de fomentar a adoção de medidas necessárias. 

O sensoriamento remoto é uma tecnologia que visa à representação e a coleta de dados de uma determinada região na superfície terrestre sem que seja necessário o contato direto, ou seja, os dados são coletados de forma aérea e distante, principalmente por meio de satélites com imagens de alta resolução. 

O sensoriamento remoto consiste no tratamento, armazenamento e análise dos dados coletados, de forma que se conheça melhor os fenômenos existentes na superfície monitorada. 

O presidente da CMA, conselheiro Luciano Maia, ressaltou a importância do uso do sensoriamento remoto na área ambiental. “Essa técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região. Trata- se de importante ferramenta, especialmente em áreas de grande extensão de florestas, como a Amazônia legal”.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp