Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “A missão é a articulação”, destaca promotor idealizador do projeto que destina celulares apreendidos a estudantes em ensino remoto - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 25/2/21, às 14h55.

Em Pauta 25.2“A missão é a articulação. Os gargalos foram vencidos com a participação de vários atores e, assim, conseguimos fazer as entregas”, ressaltou o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) Fernando Andrade Alves, idealizador do projeto que destina celulares apreendidos a estudantes de escolas públicas em ensino remoto. A iniciativa foi tema do programa Em Pauta desta quinta-feira, 25 de fevereiro.

O promotor contou que, por meio de parcerias diversas, os equipamentos ilícitos são recuperados, recebem novos chips e são disponibilizados, através da Secretaria de Educação, a crianças de colégios públicos em aulas on-line devido à pandemia da Covid-19. “Ao todo, mais que 400 famílias já foram beneficiadas”, destacou.

Sobre o nome do projeto, “Alquimia II: Transformação de material ilícito em educação”, Fernando Alves explicou que a escolha faz referência a uma ação anterior da instituição, batizada de Alquimia, que transformava máquinas caça-níqueis em computadores para escolas. De forma semelhante, agora os telefones são modificados e destinados a outra finalidade. “É realmente uma alquimia. A peça de um telefone pode servir em outro, e nós vamos transformando dois em um, três em um”, avaliou o palestrante.

Ao falar sobre a escolha dos alunos beneficiados, o promotor destacou que os estudantes são indicados pela Secretaria de Educação. “Qual a prioridade da prioridade? São os alunos que nunca acessaram a plataforma das aulas on-line”, destacou. Os nomes são passados pelas escolas à regional de ensino, que encaminha ao MP, responsável pela entrega.

Fernando Alves também destacou que o projeto envolve diversas promotorias e instituições, visto que se relaciona com diferentes temáticas. Segundo ele, são impactadas as áreas de segurança pública, educação e meio ambiente, com benefícios para todos.

Replicação

A conselheira Fernanda Marinela, presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e mediadora do programa, enfatizou a pertinência da replicação da iniciativa bem-sucedida. “Boas ideias devem ser copiadas. Por que não replicar esse projeto em outros estados?”, afirmou.

Marinela ressaltou que a boa prática deve ser compartilhada e desenvolvida por outras instituições. “A solução é fantástica porque resolve o problema da destinação dos equipamentos e, ao mesmo tempo, proporciona oportunidade aos estudantes”, destacou.

O secretário executivo da UNCMP e promotor de Justiça Danni Sales informou que providências nesse sentido serão tomadas. “O Alquimia II é realmente fantástico. Em breve divulgaremos um projeto-piloto que visa a replicá-lo”, adiantou.

Em Pauta

O programa Em Pauta é promovido com o objetivo de discutir temas jurídicos de grande relevância, com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país.

As palestras são realizadas virtualmente e transmitidas sempre às quintas-feiras, às 10 horas, com duração aproximada de 30 minutos.

Assista aqui o Em Pauta do dia 25 de fevereiro. 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp