Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa a Semana da Mulher no CNMP: evento traz debates sobre temas atuais e relevantes - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 8/3/21, às 20h43.

cnmp mulherTeve início nesta segunda-feira, 8 de março, a Semana da Mulher no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Até o dia 12 de março, acontece uma programação especial para comemorar o Dia da Internacional da Mulher. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria-Geral do CNMP, com o objetivo de abordar temas atuais e relevantes para a defesa das mulheres e apresentar projetos exitosos para o conhecimento do Ministério Público e de toda a sociedade brasileira. As atividades serão transmitidas virtualmente, por meio da plataforma Microsoft Teams.

A abertura do evento contou com a presença do secretário-geral CNMP, Jaime de Cassio Miranda, e da conselheira Fernanda Marinela. Nas palavras de Fernanda Marinela : “Esta semana comemorativa que celebra o Dia Internacional da Mulher trará grandes aprendizados e palestras, a fim de que a mulher esteja cada vez mais preparada e capacitada a lutar por seus direitos”.

A conselheira do CNMP ainda discorreu sobre a importância histórica da luta em prol dos direitos da mulher: “O dia 8 março deve ser marcado pela gratidão que devemos ter a todas as mulheres que nos antecederam. Nós, na verdade, somos herdeiras de um legado. Aqui fica minha gratidão por todas as mulheres que vieram antes de mim. São mulheres que deram a sua liberdade, vida e força para que nós pudéssemos chegar até aqui. Esse é um momento de reconhecer toda a nossa caminhada, revitalizar nossas energias e ter coragem para continuar lutando pela efetivação dos nossos direitos, garantias e oportunidades. Também é um momento de colocar na mesa nossas preocupações e obstáculos”, afirmou Marinela. 

Ainda na abertura, Jaime de Cassio Miranda destacou: “O CNMP é um terreno fértil de mulheres fortes. Nós temos duas conselheiras, Fernanda Marinela e Sandra Krieger, que abrilhantam os trabalhos do Conselho com conhecimento jurídico espetacular, intuição e bom senso. O CNMP também é muito enriquecido pelas membras do Ministério Público, servidoras, estagiárias e terceirizadas. Nós teremos uma semana plena e discutiremos diversos temas que dizem respeito à vida da mulher e à sociedade brasileira”.

O secretário-geral do CNMP também compartilhou a experiência pessoal em relação à importância das mulheres: “Sou fruto e produto de cinco mulheres extremamente marcantes na minha vida. Digo isso em nome da minha mãe, que chegou em Brasília em 1958, com três filhos. Ela conduziu de forma brilhante a família que teve. Também convivo com outras quatro mulheres fundamentais: minha esposa e minhas filhas. Essas cinco mulheres extraordinárias guiam e iluminam a minha vida”.

Em seguida, aconteceu uma roda de conversa sobre Tributação e Mulher com as procuradoras da Fazenda Nacional Herta Rani Teles e Camilla Cabral, e com a participação das seguintes promotoras de Justiça que atuam no CNMP: a membra auxiliar da Presidência, Fernanda Balbinot; a membra auxiliar da Ouvidoria, Gabriela Manssur; a membro auxiliar da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, Fabíola Sucasas; e a membro auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico, Ana Lara Camargo.

Serviço

Semana da Mulher

9/3, a partir das 14h – Roda de conversa sobre saúde mental

10/3, a partir das 14h – Roda de conversa sobre Mulher e Trabalho

12/3 – Dicas de livros e artigos sobre a temática, disponibilizadas em expositor na biblioteca

Veja mais fotos aqui. 

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP) 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp