Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conexão Água lança ferramenta de acesso a dados públicos de monitoramento da qualidade da água - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 22/3/21, às 13h37.
Logomarca do projeto Água Boa de Beber No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o projeto Conexão Água lança a ferramenta Água Boa de Beber (agua.mpf.mp.br), que facilita o acesso a dados públicos de monitoramento da qualidade da água no Brasil. A ferramenta, desenvolvida pelo Ministério Público Federal, teve a contribuição da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público, presidida pelo conselheiro Luciano Nunes Maia.

A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer computador ou dispositivo móvel, tem objetivos socioeducativos e busca incentivar a população a praticar a governança social e colaborativa em prol da natureza e da existência humana com dignidade, em um momento de necessária reflexão sobre o que se almeja do futuro comum.

O Água Boa de Beber permite fácil pesquisa e visualização dos dados públicos do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), por tempo e localidade. Esse sistema é gerenciado pelo Ministério da Saúde e reúne informações de monitoramento feito por profissionais dos setores de saúde e do sistema de abastecimento em todas as regiões do país.

Segundo conselheiro Luciano Nunes Maia, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de um terço das pessoas ainda não têm acesso à água potável. É nesse contexto que a Comissão do Meio Ambiente se une ao projeto Conexão Água, do MPF, para desenvolver a ferramenta de monitoramento da qualidade da água e fomentar a sociedade a acompanhar essa informação. 

Além de possibilitar que o cidadão verifique dados de qualidade da água em diferentes regiões, estados e municípios, o Água Boa de Beber também apresenta informações sobre os riscos que as substâncias encontradas podem representar para a saúde e para o meio ambiente.

Os dados disponibilizados são fruto de monitoramentos em diferentes locais de coleta, sendo possível ao usuário identificar a qual ponto de análise se referem os resultados obtidos.

O Água Boa de Beber é uma iniciativa do Projeto Conexão Água em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), além de organismos da sociedade civil organizada e colaboradores, como o Instituto Brasileiro de Promoção Ambiental (PROAM), o Ambiente do Meio, a BPW Brasil, o Observatório das Águas (OGA) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Clique aqui para acessar a ferramenta.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp