Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Lei Maria da Penha é tema do programa Em Pauta de 29 de abril - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 23/4/21, às 15h38.

banner em pautaA advogada e professora Alice Bianchini é a convidada do programa Em Pauta que vai ao ar na próxima quinta-feira, 29 de abril, ao vivo, a partir das 10 horas, no canal oficial do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no YouTube. Na ocasião, vai ministrar a palestra “Lei Maria da Penha em gênero, número e grau”.

O Em pauta é produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e apresentado pela conselheira Fernanda Marinela.

Alice Bianchini é doutora em Direito Penal, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil por São Paulo, vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas.

A palestrante destaca que o “Ministério Público desempenha um papel fundamental no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo que a Lei Maria da Penha amplia, significativamente, as atribuições de promotores e promotoras de Justiça, surgindo atuações no âmbito processual e extraprocessual. Quatro são os eixos de atuação da Lei Maria da Penha: prevenção, assistência, repressão e garantia de direitos, sendo que o Ministério Público atua em cada um deles”.

Além disso, Alice Bianchini salienta que a Lei Maria da Penha se refere ao Ministério Público inúmeras vezes. “É o que acontece com o artigo 37, o qual dispensa ao MP especial papel na defesa dos interesses e direitos transindividuais previstos na Lei Maria da Penha, e o artigo 8º, por meio do qual a Lei Maria da Penha envolve o MP na elaboração e participação de políticas públicas que visam a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”.

A professora afirma, ainda, que é “bastante significativo o protagonismo que a Lei Maria da Penha trouxe ao Ministério Público na atuação frente ao tema voltado à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ele surge como órgão protetor, interventor e fiscalizador da observância integral da Lei Maria da Penha, além do papel tradicional de acusador, intervindo, quando não for parte, nas causas cíveis e criminais decorrentes da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra.

Em Pauta
O programa virtual Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp