Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiros do CNMP conhecem práticas de gestão do MP/MG - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 6/5/21, às 15h26.

5 5 luciano mp mgProssegue nesta quinta-feira, 6 de maio, a visita de integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) à sede do Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG), em Belo Horizonte. O conselheiro Luciano Nunes Maia Freire e o membro auxiliar Erick Pessoa chegaram ontem, dia 5, e foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior. 

Hoje, chegarão ao MP/MG o secretário-geral do CNMP, Jaime de Cássio Miranda, e os conselheiros Silvio Amorim, Marcelo Weitzel e Sebastião Vieira Caixeta.

Durante a visita ao MP mineiro, a comitiva poderá conhecer diversas estruturas da instituição, como Centros de Apoio, Coordenadorias, órgãos da Administração Superior, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Gabinete de Segurança e Inteligência entre outros.

Na quinta-feira o roteiro inclui uma reunião com o procurador-geral de Justiça e membros da Administração Superior do MP/MG e apresentação dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público (CAO-PP), Criminal (Caocrim), da Ordem Econômica e Tributária (CAO-ET)e do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público (GEPP).

Ainda nesta quinta-feira, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) fará uma apresentação aos conselheiros do CNMP. Na sequência os conselheiros visitarão as instalações do GSI.

Para o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, “a visita de membros do CNMP é sempre um prestígio para o Ministério Público, de qualquer unidade da Federação. Nós estamos recebendo os conselheiros com muito orgulho e satisfação. Esperamos que eles conheçam as diversas áreas de atuação do MP/MG,comoa de combate à corrupção, e também nossas organização e estrutura. Temos certeza de que a presença dos conselheiros, aqui no MP/MG, também será muito bem aproveitada por promotores e procuradores de Justiça. A vinda dos integrantes do CNMP a Minas Gerais demostra que há um respeito e uma admiração pelo MP/MG”, destaca Jarbas.

Já na sexta-feira, 7 de maio, os conselheiros do CNMP terão uma reunião na Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa e também na Coordenadoria de Planejamento Institucional, onde conhecerão exemplos de boas práticas de governança e de gestão administrativo-financeira. Serão realizadas ainda visitas às instalações do CAO-ET e do Gaeco.

Meio Ambiente 
Nessa quarta-feira, dia 5, o conselheiro Luciano Nunes Maia Freireque também exerce os cargos de presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP e de coordenador da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), participou de uma reunião com promotores de Justiça da área de meio ambiente. 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo (Caoma), promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira, falou sobre a atuação do órgão de apoio, das coordenadorias temáticas ligadas ao Caoma e dos projetos do MP/MG que contemplam a área ambiental. O Centro Integrado de Gestão do Programa de Auditoria de Barragens e Desastres Ambientais (CIGA), que está sendo implantado pelo MP/MG, foi apresentado ao conselheiro.

Estiveram presentes os promotores de Justiça Antônio Henrique Francoassessor da Corregedoria-Geral do MP/MG, e Emmanuel Levenhagen; Felipe Faria, da Coordenadoria Estadual de Meio Ambiente e Mineração (Cema); Lucas Trindade, da Coordenadoria Regional das Bacias dos Rios da Velha e Paraopeba; e Luciano Marcelo Azevedo, da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico.

Foto: MP/MG.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp