Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa Em Pauta discute combate ao crime organizado e direito probatório de 3ª geração - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 10/5/21, às 14h59.

banner em pautaCombate ao crime organizado e direito probatório de 3ª geração é o tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 13 de maio, a partir das 10 horas, no canal oficial do CNMP no YouTube. Para falar sobre o assunto, o convidado é o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) Júlio César de Medeiros.

O Em Pauta é produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e apresentado pela conselheira Fernanda Marinela.

O promotor de Justiça Júlio César de Medeiros é membro do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pós-graduado em Direito Processual Penal.

Em sua apresentação, Medeiros abordará aspectos práticos e doutrinários acerca do crime de promoção e integração em organização criminosa, além de citar precedentes do Superior Tribunal de Justiça sobre provas altamente tecnológicas, sob a ótica do garantismo integral, e visando à maior efetividade da lei penal.

O promotor de Justiça afirma que “o combate ao crime organizado exige provas invasivas e altamente tecnológicas, e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é farta nesse sentido, abordando, por exemplo, a questão da devassa de dados em aparelho celular, inclusive, quando apreendido dentro de estabelecimento prisional”.

Medeiros complementa que, “por outro lado, a dupla face do garantismo reclama o cumprimento do dever de proteção eficiente atribuído ao Estado, sobretudo neste momento da Pandemia de Covid-19, em que a sociedade está ainda mais fragilizada e refém da criminalidade”.

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra. 

Em Pauta 

O programa virtual Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa

 
 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp