Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiros do CNMP conhecem atuação do MP/MG no desenvolvimento de inteligência e no combate ao crime organizado - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 10/5/21, às 18h15.

Fotos dos conselheiros durante compromisso no MP/MG Para encerrar os compromissos no Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG), os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) conheceram, na sexta-feira, dia 7 de maio, o Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e as instalações do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet).

Participaram das visitas os conselheiros do CNMP Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior e Marcelo Weitzel Rabello de Souza; o secretário-geral do CNMP, Jaime de Cássio Miranda; os promotores de Justiça Antônio Henrique Franco Lopes e Emmanuel Levenhagen Pellegrini, que são assessores especiais do procurador-geral de Justiça; e o coordenador do Caoet, promotor de Justiça William Garcia. 

Durante a sua apresentação, a coordenadora do GSI, promotora de Justiça Vanessa Fusco, mostrou como se dá atuação do Ministério Público mineiro na área que engloba a segurança dos membros, da informação e das instalações da instituição. Ela também explicou como ocorre o desenvolvimento da inteligência de Estado e da inteligência estratégica, que é aplicada para a atividade-fim.

Depois da exposição de conteúdo, os conselheiros do CNMP conheceram a estrutura da GSI, que conta com um laboratório de combate à lavagem de dinheiro e um laboratório de tecnologia e inteligência, onde é feito um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para auxiliar a atuação dos membros do MP/MG.

Nesse último laboratório, é desenvolvido o Programa Capacidades Analíticas, vencedor do Prêmio CNMP 2020 na categoria Tecnologia da Informação. O programa, que é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visa trazer ao MP/MG a independência na construção de software, celeridade e eficiência às investigações com o  cruzamento de centenas de milhares de dados e compartilhamentos de informações com demais órgãos públicos.

Essa é a mais avançada estrutura tecnológica para a análise de grandes volumes de dados complexos, oriundos de bases abertas e restritas existentes no Estado de Minas Gerais.

A promotora de Justiça contou, durante a visita dos conselheiros, que as aplicações que estão em produção já têm prestado um auxílio muito grande a investigações, ao combate à corrupção e a diversas temáticas em que o MP atua. Ela disse também que há vários projetos ainda a serem desenvolvidos dentro dessa parceria com a finalidade de auxiliar, dar agilidade e eficiência aos membros do MP/MG em suas atividades.

“É muito importante a ocasião de o CNMP conhecer as melhores práticas de atuação dos Ministérios Públicos. O MP/MG está de parabéns”, afirmou o conselheiro Silvio Amorim.

Crime Organizado

A coordenadora do Gaeco em Minas Gerais, promotora de Justiça Paula Ayres, apresentou a estrutura do Gaeco no Estado, que está dividida em 13 regionais. Ela também explicou que existe a perspectiva, na instituição, de que as áreas de segurança e inteligência, crime organizado e ordem econômica ocupem o mesmo espaço de forma a facilitar a atuação integrada.

A promotora fez uma breve explanação sobre o quadro funcional da área de combate ao crime organizado, apresentou o quantitativo da atuação em 2020, que teve 110 operações e 408 prisões. Paula também mostrou as notícias de alguns exemplos de operações, como a Operação Hexagrama, Operação Cáli e Operação Black Monday.

Para finalizar, a promotora apresentou a atuação do Gaeco com os Grupos de Intervenção Estratégica (GIE), cujos trabalhos são coordenados pelo MPMG em parceria com as polícias Militar, Civil e Penal e prefeituras. “Essa iniciativa tem como principal objetivo a redução da criminalidade e a prevenção em áreas de maior violência. Um exemplo é o GIE Vida, que tem como foco o público jovem de aglomerados”, contou.

No fim da apresentação, os conselheiros também conheceram as instalações prediais, que incluem o Caoet e o Gaeco.

Foto: Ministério Público do Estado de Minas Gerais 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp