Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa Em Pauta discute o mercado e os cartéis de combustíveis - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 14/5/21, às 12h50.

banner em pauta 1“Cartel de combustíveis: entendendo o mercado e tornando as investigações eficientes” é o tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 20 de maio, a partir das 10 horas, no canal oficial do CNMP no YouTube. Para falar sobre o assunto, o convidado é o professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro Samuel Max Gabbay, doutor em Ciências Jurídico Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mestre em Direito Constitucional pela UFRN e habilitado em Direito do Petróleo pela ANP.

Em sua apresentação, Gabbay pretende abordar que a revenda de combustíveis é o setor econômico que apresenta o maior número de denúncias junto ao Sistema Brasileiro de Proteção à Concorrência, “sem mencionar as diversas investigações feitas pelos Ministérios Públicos em todos Estados”, enfatiza ele.

O convidado da semana destaca ainda: “Sempre se fala do aspecto concorrencial e o possível cometimento de crime na revenda de combustíveis. A minha participação visa derrubar alguns mitos no que diz respeito ao setor, analisando a estrutura do mercado de combustíveis e seus gargalos concorrenciais e evidenciando as dificuldades de investigar as violações à livre concorrência no setor, com ênfase na utilização de metodologias diversas pelos órgãos investigativos”.

O membro auxiliar da UNCMP e ex-coordenador do Gaeco de Chapecó-SC, Diego Barbiero, destaca a importância da temática: “a investigação sobre concorrência desleal – e, portanto, ilícita – no setor de combustíveis é deveras dificultosa; porém, o estreitamento das relações com outras instituições, como o CADE e a ANP, pode auxiliar, e muito, na definição das estratégias investigativas e no êxito da atividade”.

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra.  

Em Pauta  

O programa virtual Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp