Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa Em Pauta discute os efeitos ignorados da inação do Estado sobre os filhos das vítimas de feminicídios - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 28/5/21, às 13h48.

banner em pauta“Feminicídios: os efeitos ignorados da inação do Estado sobre os filhos das vítimas". Esse é o tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 3 de junho, a partir das 10 horas, no canal oficial do CNMP no YouTube. Para falar sobre o assunto, a convidada é a jornalista Renata Moura.

O Em pauta é produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e apresentado pela conselheira Fernanda Marinela.

Renata Moura é mestre em Investigative  Reporting pela BirkbeckUniversityof London, foi repórter da BBC News Brasil em Londres e vencedora de 27 prêmios de jornalismo. Além disso, é listada pelo Portal dos Jornalistas entre os jornalistas mais premiados do Nordeste e do Brasil.  

Para fazer sua dissertação de mestrado, durante dois anos, Renata investigou e ouviu especialistas, filhos de vítimas de feminicídio e uma mulher que sobreviveu a uma tentativa de feminicídio, que conta como isso afetou o filho, que tinha cinco anos de idade na época. 

O assunto será abordado durante o programa Em Pauta, quando a jornalista tratará de casos ocorridos em alguns estados como São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas. Além disso, irá discutir o tema e apresentar conclusões sobre as providências que o Estado tem de tomar em relação aos filhos de vítimas de feminicídio.

Renata destaca que “a conversa com a conselheira Fernanda Marinela se baseia nas conclusões da minha dissertação de mestrado em jornalismo investigativo, intitulada “Wesawwesawdadkillingmomandwewereleftherewithnothing” (Nós vimos, nós vimos meu pai matar a minha mãe e ficamos aqui sem nada) adaptada para português como a reportagem "A criança suja de sangue". 

A jornalista afirma que o bate-papo no Em Pauta “mostra que faltam dados, políticas públicas e atenção aos filhos das mulheres vítimas de feminicídios no Brasil, apesar da curva ascendente de casos nos últimos anos e de evidências de que intervenções nessa área são urgentes e podem fazer a diferença”.

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra. 

Em Pauta 
O programa virtual Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp