Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Filósofo Luiz Felipe Pondé abre Semana da Saúde do CNMP analisando os aspectos sociológicos da ansiedade - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 14/6/21, às 18h52.

ponde“A ansiedade é o afeto que inunda a vida psíquica de uma pessoa quando ela percebe que não vai conseguir controlar todas as variáveis a sua volta, ou seja, é um afeto que segue a percepção de um fracasso nos mecanismos de controle”. Assim, o escritor e doutor em filosofia Luiz Felipe Pondé explicou o aspecto central do tema da palestra ministrada por ele nesta segunda-feira, 14 de junho, durante a abertura da “Semana da Saúde” do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento, que acontece durante esta semana, é dedicado aos servidores, membros, estagiários e terceirizados do CNMP, além de todo o Ministério Público brasileiro. A palestra de Pondé, intitulada “A Era da Ansiedade”, teve transmissão ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube

Na exposição, o filósofo abordou o assunto em uma perspectiva sociológica, razão pela qual observou: “Isso não significa que eu não toque no tema psicológico, que é o ambiente específico da ansiedade, mas eu queria pontuar alguns marcadores sociológicos que explicam o motivo pelo qual estamos vivendo em uma era da ansiedade”. Ele esclareceu, na sequência, que o termo ansiedade começou a ser usado no século XVII, ainda como sinônimo de angústia.  

“O vínculo entre a ansiedade e a qualidade de vida atualmente é bastante problemático porque não há nenhum indício, do ponto de vista sociológico, de que acontecerá uma redução da ansiedade nos próximos anos”, defendeu o palestrante. Essa ansiedade, para Pondé, decorre dos vínculos sociais, do modo como a sociedade se organiza e do viés produtivo.  “O modo de produção que a gente vive é pautado pela lógica da eficácia, da produtividade, da objetividade e dos resultados”, afirmou. 

Luiz Felipe Pondé exemplificou sua tese citando a valorização das métricas na sociedade contemporânea.  “As instituições estão cheias de métricas, as empresas têm um número enorme de métricas a serem atingidas e as pessoas estipulam métricas até na alimentação”. 

Entre os marcadores sociológicos, Pondé fez observações acerca do comportamento humano ansioso quanto à presença dos celulares, das redes sociais e do excesso de informações.  Somadas a esses elementos, situações cotidianas como a criação dos filhos e as escolhas profissionais foram lembradas como causadores de ansiedade. 

O estudioso também dedicou parte do discurso para citar as questões mentais decorrentes do contexto da pandemia Covid-19: “Desde quando começou a pandemia, algumas pessoas não pisam na rua nem mesmo com os métodos protetivos. Hoje muitas pessoas ainda estão ansiosas por conta da vacinação. A pandemia é um marcador social de ansiedade, por conta do risco de contágio.” 

Pondé concluiu que não há uma fórmula ou receita para combater a ansiedade, mas algumas medidas relativas à gestão de tempo e à busca pelo conhecimento aprofundado sobre o assunto.  

Abertura 

O início dos trabalhos da Semana da Saúde contou com a mediação da coordenadora de Serviços de Saúde do CNMP, Ana Karine de Almeida Andrade. Ainda na abertura, os membros auxiliares da Comissão da Saúde (CES /CNMP), Rafael Meira Luz e Marcelo de Oliveira Santos, foram os responsáveis pelas palavras de boas-vindas. 

“É um evento de vital importância para a sensibilização e o desenvolvimento de uma cultura de conscientização acerca da promoção da saúde e da qualidade de vida”, disse Rafael Meira a respeito da Semana da Saúde. 

Os membros da CES também fizeram o uso da palavra, ao final do evento, para apresentar o projeto “Bem Viver – Saúde Mental no Ministério Público”, cujo foco é a saúde mental dos membros e servidores do MP. “É um projeto feito com muito carinho. A nossa visão essencial é o ser humano, ou seja, é tentar focar nos colaboradores, sabendo que para que esse trabalho seja bem-sucedido é preciso, em primeiro lugar, um cuidado conosco”, enfatizou Meira. 

Programação 

Ainda nesta segunda-feira, a programação da Semana da Saúde teve continuidade com a live “Novas Terapêuticas”, com duas servidoras do CNMP: a fisioterapeuta Laryssa Lima e a psicóloga Nális Torres de Carvalho. Houve transmissão ao vivo pelo perfil da Secom do Conselho no Instagram, o @secom_comunica.  

No dia 15 de junho, a partir das 15h, acontecerá um workshop, transmitido pelo Microsoft Teams, sobre autoconhecimento e inteligência emocional, ministrado pela servidora do CNMP Aline Nogueira Dutra, que atua como psicóloga e master coach. 

Na quarta-feira, dia 16 de junho, às 15h, ocorrerá a mesa-redonda “Desvendando a Covid-19” com participação do pediatra Infectologista Alexandre Paz Ferreira, do médico e palestrante Ícaro Alves Alcântara e de Aderito Guedes da Cruz Filho, médico do Ministério Público Federal (MPF), com transmissão ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube. 

No dia 17 de junho, quinta-feira, às 15h, Ana Virgínia de Almeida Queiroz, psicóloga e terapeuta familiar, irá palestrar sobre “O luto na pandemia da Covid-19”, com transmissão ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube. 

Também na quinta-feira, no horário das 17h, acontece uma live no perfil da Secom do Conselho no Instagram, o @secom_comunica, com a servidora do CNMP Priscila Ribeiro Martins, com o tema “Massagem: o caminho pela expansão”. 

No último dia da Semana da Saúde, 18 de junho, a partir das 15h, será ministrada a palestra “Terreno biológico e regulação do organismo” por Davi Celso de Souza Cruz Rodrigues, especialista em medicina integrativa e quântica, pelo canal do CNMP no YouTube.  

Para encerrar a semana, às 17h, acontecerá a oficina “Movimentos que libertam: aliviando as tensões”, transmitida pelo Microsoft Teams, com a servidora do CNMP Jaqueline Barbosa Pinto Silva.  

Para participar e receber certificado, é necessário se inscrever no Sistema de Eventos do CNMP.  

Veja aqui mais fotos do evento.

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp