Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP lançará publicação sobre estrutura do Ministério Público para atuar na área ambiental - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 28/6/21, às 12h44.

foto do ministro do STJNa sessão extraordinária do dia 1° de julho, o presidente da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público, conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, anunciará o lançamento do livro eletrônico intitulado Cenários, Oportunidades e Desafios do Ministério Público Ambiental, obra que conta com a apresentação do ministro Antônio Herman Benjamin (foto à direita), do Superior Tribunal de Justiça.

A publicação é obra coletiva, coordenada pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA), conselheiro Luciano Nunes Maia Freire (foto à esquerda), na qual é apresentada a estrutura que os Ministérios Públicos brasileiros possuem para atuação na área ambiental, de maneira comparativa entre as unidades ministeriais e relacionada com os biomas de cada estado: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Além disso, de forma sucinta, são apresentados a história, as características, a biodiversidade, o estado de conservação, as peculiaridades, as principais ameaças e os maiores desafios para conservação de cada bioma. Os autores são os membros auxiliares e colaboradores da Comissão do Meio Ambiente.

Diagnóstico da estrutura

Conselheiro Luciano Maia em foto durante sessão do Conselho Para elaborar a publicação, a CMA realizou, junto aos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, um levantamento de dados sobre a quantidade de promotorias e ofícios especializados em meio ambiente, a existência de promotorias regionais e grupos de atuação especial, bem como a estrutura de pessoal técnico-pericial e geotecnológica disponível aos membros, além de questionamentos relativos à interação com os demais órgãos de fiscalização ambiental.

O resultado obtido com a pesquisa é a constatação, em números, da realidade de déficit de estrutura do Ministério Público na área ambiental em alguns estados, mesmo diante da importância da atuação na defesa dos biomas que existem no Brasil.

O objetivo da obra é dar visibilidade ao diagnóstico e oferecer subsídios aos Ministérios Públicos Federal, Estaduais e do Distrito Federal para a implementação de medidas administrativas e de gestão em busca do aprimoramento e aperfeiçoamento das estruturas administrativas para tutela judicial e extrajudicial do meio ambiente, preventiva e repressiva.

Além da versão eletrônica, haverá exemplares impressos, que serão distribuídos gratuitamente, no segundo semestre, para alguns órgãos integrantes do sistema de Justiça.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp