Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa Em Pauta de 15 de julho aborda a efetividade da tutela ambiental - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 12/7/21, às 14h39.

banner em pautaEfetividade da tutela ambiental é o tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 15 de julho, que será transmitido, a partir das 10 horas, no canal oficial do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no YouTube. Para falar sobre o assunto, o convidado é o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) Eduardo Sens.  

O Em Pauta é produzido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), vinculada ao CNMP.  

Eduardo Sens é promotor de Justiça desde 2004 e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entre outros livros, é autor do romance “De quando éramos iguais”, premiado pela Academia Catarinense de Letras. 

Durante o programa, Sens conversará com a conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, sobre justiça consensual, utilização eficaz de termos de ajustamento de conduta e de ajuizamento de ações civis públicas, interlocução com órgãos ambientais que auxiliam o Ministério Público na busca de soluções, além de sua experiência como promotor de Justiça na área ambiental.  

De acordo com Sens, a tutela dos direitos coletivos, em geral, deve ser consensual: “Não consigo ver o papel de promotor de Justiça moderno, contemporâneo do ano 2021, como um ente adversarial no processo brasileiro de defesa dos interesses coletivos. Acredito na justiça consensual, pois ela é muito resolutiva e estou me dedicando a pesquisar essa consensualidade”. 

O promotor de Justiça também falou sobre o premiado romance “De quando éramos iguais’, destacando ser uma obra cujo mérito é colocar todo leitor no lugar do promotor de Justiça e do réu ao mesmo tempo. 

O secretário executivo da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, Diego Barbiero, destacou que o convidado, “exímio romancista e destacado promotor de Justiça, é reconhecido, nas Comarcas por onde passa, pelo alto grau de resolutividade das demandas e pela atuação muito próxima à sociedade - o que lhe garante subsídios para melhor compreender a realidade local e atender à expectativa da população em relação ao trabalho desempenhado pelo membro do Ministério Público”.   

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra.  

Em Pauta 
O programa virtual Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp