Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa de Encontro do Planejamento Estratégico do MP/MA - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 31/8/21, às 18h51.

 

caixetaFoi realizado nesta terça-feira, 31, em São Luís, o Encontro Regional do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA) 2021-2029, destinado a membros e servidores da instituição.

A cerimônia de abertura contou com as participações do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Vieira Caixeta (foto), e do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau.

A mesa da solenidade foi composta ainda pela corregedora-geral do MP/MA, Themis de Carvalho; pelas subprocuradoras-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos, Lize de Sá Costa, e Assuntos Administrativos, Regina Maria Leite; pelo diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MP/MA (Seplag), Carlos Henrique Vieira; pela diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Karla Adriana Vieira; e pelo presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara Júnior.

O conselheiro Sebastião Caixeta fez um breve resgate do processo de construção do novo planejamento estratégico do MP brasileiro, iniciado em 2017. “Depois de um longo processo de diálogo, de ampla e democrática escuta, de parceria com todas as unidades do Ministério Público e com o CNMP, temos uma obra de construção coletiva, feita por membros e servidores da instituição, que são os que conhecem a sua estrutura por dentro”, destacou.

Caixeta enfatizou que a estratégia de atuação ministerial é o diálogo permanente, o que leva a instituição a privilegiar a escuta e o aprimoramento. “Esse planejamento é que nos dá liberdade para as adaptações e a previsibilidade para as conquistas, com a antecipação de todos os cenários possíveis”.

Ao se manifestar, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, agradeceu ao CNMP pelo apoio na elaboração do planejamento estratégico do MP/MA, que irá refletir os anseios da população. “Os resultados disso deverão nos permitir atender cada vez mais e melhor a sociedade. Não podemos perder as grandes atribuições que temos perante a sociedade”.

Eduardo Nicolau conclamou todos os membros e servidores a contribuírem para manter o Ministério Público em sintonia com a população. “Temos o dever de cuidar da nossa democracia e, para tanto, é fundamental fortalecermos o Ministério Público. Temos que sentir a sociedade. Quem gosta do Ministério Público é a pessoa necessitada, o hipossuficiente e é para eles que devemos priorizar nossas ações”, afirmou.

O diretor da Seplag, Carlos Henrique Vieira, agradeceu o apoio da administração superior do MP/MA para a realização da atividade, bem como ao conselheiro Sebastião Caixeta por ter disponibilizado o apoio técnico para a implementação do planejamento estratégico no âmbito do MP maranhense.

Carlos Henrique Vieira ressaltou os cuidados que a organização do encontro teve com os protocolos sanitários em razão da pandemia da Covid-19, limitando o número de participantes em 70 pessoas e disponibilizando álcool em gel e máscaras para todos.

O presidente da Ampem, Gilberto Câmara Júnior, considerou o processo de elaboração do planejamento estratégico essencial para os destinos do Ministério Público. “A temática é atual e relevante em face do contexto social e institucional em que vivemos. O planejamento é fundamental até mesmo em função da posição constitucional do Ministério Público, sempre objeto de todo tipo de hostilização por parte de alguns setores da sociedade”, opinou.

membrasLogo após a cerimônia de abertura, as integrantes da CPE/CNMP Ana Lara Camargo de Castro e Luísa Nunes de Castro Anabuki (foto) apresentaram as metodologias e estratégias para elaboração do planejamento estratégico.

Em seguida, o promotor de Justiça Carlos Henrique Vieira anunciou o resultado da consulta à sociedade sobre o planejamento estratégico do MP/MA. Das mais de 500 pessoas que responderam ao questionário sobre quais deveriam ser as prioridades na atuação do Ministério Público do Maranhão para os próximos 10 anos, a maioria apontou o combate à corrupção. Em seguida, vieram itens como saúde, educação, direitos das crianças e dos adolescentes e segurança pública.

Programas e ações
No segundo momento do Encontro Regional do Planejamento Estratégico do MP/MA, os participantes, divididos em grupos, puderam discutir e apresentar sugestões sobre programas e as ações estratégicas para orientar a atuação instituição nas áreas finalísticas e estruturante nos próximos anos. Os trabalhos foram coordenados por membros e servidores das equipes da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP e da Secretaria de Planejamento e Gestão do MP/MA.

CPE
O novo Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (2020-2029) foi aprovado em 26 de março de 2019 para o decênio entre 2020 e 2029. A Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP é responsável pela gestão do planejamento estratégico nacional do Ministério Público, produzindo diagnósticos, estudos e avaliações das unidades e ramos do MP.

Encontro em Imperatriz
No próximo dia 2 de setembro, a atividade será realizada em Imperatriz. Posteriormente, vai acontecer em Timon, em data a ser definida.

* Com informações e fotos do MP/MA

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp