Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Às 15h desta quarta-feira, 8 de setembro, CNMP dá início à Semana de Ética - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 8/9/21, às 12h46.

 

semana eticaÀs 15h desta quarta-feira, 8 de setembro, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) dará início à programação da Semana de Ética. O evento, com duração de dois dias, tem como objetivo disseminar a cultura da ética e construir um eficiente ambiente de informação e de educação da gestão no Conselho e no Ministério Público.

Estão convidados a participar os integrantes do CNMP e de todo o Ministério Público brasileiro. As palestras serão transmitidas no YouTube. As inscrições ainda estão abertas e devem ser realizadas pelo Sistema de Eventos do CNMP. Haverá emissão de certificado aos inscritos. A programação conta com palestras das professoras Lúcia Helena Galvão e Bárbara Honorato.

No primeiro dia, será realizada, pela professora Lúcia Helena Galvão, a palestra “Ética e Filosofia aplicadas no dia a dia”. Na palestra será abordada a intenção da filosofia em resgatar o propósito de todas as coisas, de forma prática e aplicável ao dia a dia. Segundo a palestrante, “o sentido da palavra ‘ética’ remete a costumes e hábitos. A filosofia, antes ensinada em ágoras e praças públicas, hoje parece um tema exclusivo para círculos acadêmicos e que pouco agrega à vida cotidiana. Nada poderia estar mais longe da verdade. A ética e a filosofia podem e devem ser aplicadas ao nosso cotidiano”, contou.

Já no dia 9 de setembro, a programação contará com a palestra “Maçã de ouro: a ética da escolha”, ministrada pela professora Bárbara Honorato. A palestrante explica que pretende construir sua fala com o mito da “Maçã de ouro” e, com base nele, trabalhar o processo das escolhas, que estão muito ligadas à ética. Serão abordados três teóricos de forma a entender as seguintes perspectivas: “Ética Kantiana”, voltada para o imperativo categórico; “Banalidade do mal”, por Hanna Arent; e “Ética amorosa”, de Bell Hooks.

Confira a programação:

Data: 8 de setembro
Horário: 15 horas
Local: Canal do CNMP no YouTube

· Abertura com o Secretário-geral do CNMP, Jaime de Cassio Miranda;
· Apresentação da Comissão de Ética do CNMP;
· Palestra Magna com a Professora Lúcia Helena Galvão: “Ética e Filosofia aplicadas no dia a dia”

Lúcia Helena Galvão Maya é professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos. Ministra aulas sobre ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas. Na internet, é um fenômeno nas redes sociais e no YouTube, onde possui milhares de seguidores e acumula mais de 50 milhões de visualizações em suas palestras.

Data: 9 de setembro
Horário: 15 horas
Local: Canal do CNMP no YouTube

· Palestra com a Professora Bárbara Honorato: “Maçã de ouro: a ética da escolha”

Bárbara Honorato é professora de Filosofia da educação básica, graduada pela Universidade de Brasília e mestranda do programa de pós-graduação da metafísica Universidade de Brasília. Cocriadora do perfil @philonoslimites, cocriadora do podcast Corpo Político 1988.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp