Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ouvidora-geral de Belém conhece instalações da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e propõe parceria com o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Ouvidoria Nacional
Publicado em 10/9/21, às 16h41.

09 09 21 oswaldoNessa quinta-feira, 9 de setembro, o ouvidor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, recebeu, em seu gabinete, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, a ouvidora-geral do município de Belém/PA e primeira mulher indígena ouvidora-geral no Brasil, Márcia Kambeba (foto).

Na ocasião, a ouvidora-geral conheceu as instalações da Ouvidoria Nacional do Ministério (ONMP), onde foi recebida pela membra auxiliar, Andréa Sampaio, que explicou o modo de funcionamento e as ações realizadas pela ONMP. A iniciativa gerou interesse da ouvidora-geral de Belém em divulgar à sua equipe o Curso de Certificação em Ouvidoria promovido pela ON, bem como fez uma proposta de cooperação entre o CNMP e a Ouvidoria-Geral de Belém.

 Também foi realizado atendimento ao cacique Edilson Tembé, que expôs à membra auxiliar questões que atingem os indígenas da aldeia Itauá, Terra indígena Alto Rio Uamar, no município de Santa Luzia do Pará. A manifestação foi registrada para os devidos encaminhamentos.

O ouvidor nacional do Ministério Público aproveitou o momento e convidou Márcia Kambeba para ministrar palestra no 6º Encontro de Ouvidores do Ministério Público brasileiro, que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, na sede do CNMP. “Faço questão da sua presença, e do cacique que a acompanha, nesse evento. Nessa oportunidade, já quero anunciar o termo de cooperação que vamos firmar”, disse D’Albuquerque. 

A ouvidora-geral destacou que falará sobre como os povos indígenas pensam e fazem o bemviver. “O bem viver está no que a gente faz, que é senão buscar formas de melhorar a vida de todos. E os indígenas têm capacidade muito grande de ouvir e de analisar”, enfatizou Márcia, que também é mestre em geografia e doutoranda em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Pará.

Acompanharam Márcia Kambeba na visita à Ouvidora Nacional do MP o cacique da aldeia Itauá, Terra indígena Alto Rio Uamar, no município de Santa Luzia do Pará, Edilson Tembé, e o assessor da Câmara dos Deputados Welly Borges. Também esteve presente a membra auxiliar da ONMP, Andrea Sampaio.

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp