Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do Ministério Público conclui correição extraordinária no MP/MS - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 16/9/21, às 20h37.

16 09 21 rinaldo correicao mp ms 4A Corregedoria Nacional do Ministério Público concluiu nesta quinta-feira, 16 de setembro, correição extraordinária realizada nas unidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS) em Campo Grande e Dourados que atuam na apuração de crimes violentos letais intencionais, sistema prisional e controle externo da atividade policial.

Os trabalhos começaram na segunda, dia 13. O próximo passo é a elaboração de relatórios que, após finalizados, serão submetidos à apreciação do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

16 09 21 rinaldo correicao mp ms 2Além da correição, a agenda em Mato Grosso do Sul incluiu visitas institucionais. Na manhã de ontem, 15 de setembro, o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, e sua equipe visitaram o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, acompanhado do procurador-geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites; do corregedor-geral do MP/MS, Silvio Cesar Maluf; do procurador-geral adjunto de Justiça jurídico, Humberto de Matos; e do procurador de Justiça Helton Fonseca, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim).

Na ocasião, Rinaldo Reis fez uma breve apresentação da comitiva que compõe a Corregedoria Nacional e da atuação do Ministério Público brasileiro, que, segundo ele, busca um olhar diferenciado para a segurança pública. O corregedor nacional explicou a razão pela qual a equipe está em Mato Grosso do Sul para realizar a correição extraordinária na área de segurança pública: “A ideia é de que o papel do Ministério Público traga mais segurança, entenda as causas e os índices de violência. Essa é uma correição de parceria. Nossa meta é buscar qualidade, e esse é o grande desafio, que tem que ser encarado por todos nós, conjuntamente”, concluiu Reis.

O procurador-geral do MP/MS, Alexandre Magno Benites, agradeceu a atenção do governo do estado por receber a equipe e pontuou, durante a visita, que o governo e o Ministério Público já vêm trabalhando exatamente com essa visão de melhoria na interlocução. Benites enalteceu o diálogo constante entre o MP/MS e os órgãos de segurança pública do estado. “O objetivo é estreitar cada vez mais a comunicação entre as instituições, para a melhoria da atuação do MP/MS. E quem ganha é a sociedade”, finalizou.

O governador do estado, Reinaldo Azambuja, agradeceu a visita do corregedor nacional e do procurador-geral de Justiça e frisou: “Aprimorar a comunicação entre as instituições é primordial para a segurança pública do estado”.

Estiveram presentes à reunião, acompanhando Reinando Azambuja, o secretário de Segurança Pública do estado, Antônio Carlos Videira; o delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Garcia; e o coronel Renato dos Anjos Garnes, subcomandante da PMMS.

16 09 21 rinaldo correicao mp ms 3Acompanham o corregedor nacional do Ministério Público nas correições e nas visitas o procurador do Trabalho e conselheiro recém-eleito para o CNMP, Ângelo Fabiano Farias; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Benedito Torres; o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Alessandro Santos; e o coordenador substituto de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Marco Antonio Santos.

 

Visita ao Ministério Público do Trabalho 
16 09 21 rinaldo correicao mp msNo período da tarde, o corredor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, esteve na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, acompanhado do procurador do Trabalho Ângelo Fabiano Farias. 

Os membros foram recebidos pela procuradora-chefe da 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio; pelo vice-procurador-chefe do MPT/MS, Hiran Sebastião Meneghelli; pelos procuradores do Trabalho do MPT/MS Jonas Ratier, Leontino Ferreira, Paulo Douglas Almeida e Odracir Juares Hecht; além do procurador do Trabalho do MPT/RJ Rafael Salgado.

Ressocialização, profissionalização e humanização pontuaram a visita. Rinaldo Reis, como na reunião anterior, lembrou a importância da atuação do Ministério Público brasileiro perante a sociedade. “Não podemos esquecer que precisamos ter sempre uma atuação responsável”, ponderou.

Na próxima semana, a Corregedoria Nacional fará correição extraordinária nas unidades do Ministério Público do Estado do Espírito Santo localizadas nas cidades de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha que atuam na apuração e persecução de crimes violentos letais intencionais, sistema prisional e controle externo da atividade policial.

Texto e fotos: Ascom MP/MS 

 
 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp