Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Seguem abertas as inscrições para o webinário “Governança, Transparência e Controles Internos Municipais” - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 20/9/21, às 16h41.

Conselheiro Silvio AmorimO conselheiro Silvio Amorim, que preside a Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do Conselho Nacional do Ministério Público, anunciou nesta segunda-feira, dia 20, durante a 2ª Sessão Extraordinária de 2021, que as inscrições para o webinário “Governança, Transparência e Controles Internos Municipais” estão abertas até 22 de setembro.

O webinário, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, em São Luís/MA, é destinado a membros, servidores e estagiários do Ministério Público brasileiro, gestores municipais e vereadores. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, parceira do evento, juntamente ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina.
Silvio Amorim destacou que “o evento reflete a premente preocupação do CNMP quanto à eficiência da atuação ministerial na gestão administrativa e na defesa do patrimônio público, notadamente mediante o fortalecimento dos mecanismos de transparência e das estruturas de controle interno municipais”.

Durante o evento, haverá o pré-lançamento da publicação digital “As boas práticas do Ministério Público para Fomento e Aprimoramento da Governança, dos Controles Internos e da Transparência dos Municípios”. A obra foi produzida pela CCAF, no âmbito do Grupo de Trabalho de Fomento ao Aprimoramento da Governança, Controles Internos e Transparência nos Municípios, instituído com o objetivo de identificar e compartilhar as ações desenvolvidas pelas unidades ministeriais para o fortalecimento da transparência e do controle interno dos órgãos municipais.

Programação

A abertura do webinário terá a presença do conselheiro do CNMP Silvio Amorim, dos procuradores-gerais de Justiça do Maranhão e de Santa Catarina, Eduardo Nicolau e Fernando da Silva Comin, respectivamente, da diretora da ESMP do Maranhão, Karla Adriana Farias Vieira, e do promotor de Justiça do MP/SC e membro colaborador da CCAF, Samuel Dal-Farra Naspoli.

O primeiro painel do webinário será iniciado às 14h do dia 23 de setembro e terá como tema “Promoção da Transparência nos Municípios”. Os painelistas serão os promotores de Justiça Nahyma Abas, do MP/MA; Lara Peplau, do MP/SC; e Maurício Kalache, do MP do Paraná. A debatedora será a promotora de Justiça Fabiana Zamalloa, do Ministério Público do Goiás.

Já o segundo painel abordará o tema “Fortalecimento dos Controles Internos Municipais”, tendo como painelistas os promotores de Justiça Samuel Naspolini (MP/SC), Marcela do Amaral Barreto (MP/RJ) e Mariana Peisino (MP/ES). O debatedor será Reynaldo Serpa, do MP da Paraíba.
Na programação da sexta-feira, dia 24 de setembro, está previsto um painel sobre “Aprimoramento da Governança”, que terá a participação dos promotores de Justiça Frederico Bianchinni (MP/MA), Flavia Mallmann (MP/RS), Isabelita Garcia Gomes Neto Rosas (MP/RN) e Daniel de Sá Rodrigues (MP/MG).

O encerramento do webinário será realizado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, do Ministério Público do Maranhão.

Faça a sua inscrição para o webinário “Governança, Transparência e Controles Internos Municipais”

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp