Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em Pauta: delegado da PC-Goiás vai falar sobre criptoativos e criminalidade  - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 24/9/21, às 15h51.

banner noticia vytautas em pautaO tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 30 de setembro, é "Criptoativos e criminalidade". O programa será transmitido a partir das 10 horas no canal oficial do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no YouTube.

Para falar sobre o assunto, o convidado é o delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás, Vytautas Fabiano Silva Zumas, que será entrevistado pela presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), a conselheira Fernanda Marinela.

“É muito importante a difusão dessa temática, cultura e ecossistema dos criptoativos. Nós temos percebido a presença desse tema nos noticiários, tanto na questão de mercado e de investimento quanto em relação à elevação no número de crimes nessa área. É uma matéria que nos assusta e demanda uma atenção especial, principalmente por parte das unidades responsáveis pela investigação de tais crimes”, disse o convidado.

Secretário Executivo na Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, o Promotor de Justiça Diego Barbiero (MPSC) ressaltou a pertinência da temática no cenário atual: "Organizações criminosas mais sofisticadas já utilizam, há algum tempo, o mercado das criptomoedas para facilitar o processo de lavagem dos ativos ilícitos; nesse cenário, o aperfeiçoamento dos órgãos incumbidos da investigação e da persecução é mais do que oportuna: é uma necessidade premente".

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra.

Convidado

O convidado é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e em Cybersecurity e Ethical Hacking. Vytautas é mestrando em Blockchain and Digital Currency pela Universidade de Nicosia, no Chipre. Atuou ainda no Laboratório de Operações Cibernéticas e junto à Coordenação de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde idealizou o Núcleo de Operações com Criptoativos. Atualmente coordena o Laboratório Tecnológico de Combate à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Em Pauta

O Em Pauta, apresentado pela conselheira e presidente da UNCMP, Fernanda Marinela, discute temas jurídicos de grande relevância e com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Na plataforma, também ficam disponíveis todas as edições do programa. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp