Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participou de evento que avaliou o cenário atual e o papel do Ministério Público na defesa da sociedade e democracia - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 5/10/21, às 15h15.

01 10 21 evento mp rs encerramentoConselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), procuradores-gerais de Justiça de todos os estados, presidentes de associações de classe e outras lideranças do Ministério Público brasileiro estiveram reunidos durante dois dias no evento “O Ministério Público de uma nova era – reflexões e projeções”, na Serra gaúcha, que encerrou na noite de sexta-feira, 1º de outubro, com uma palestra do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. 

O senador iniciou trazendo alguns resultados da atuação do Ministério Público para, em seguida, defender a manutenção de prerrogativas e conquistas que garantem a independência das instituições autônomas e dos Poderes da República. “Não podemos, a pretexto do enxugamento do Estado, comprometer a eficiência das instituições que o constituem”, disse ele, referindo-se, especialmente, a iniciativas que tramitam hoje no Congresso, como a reforma administrativa.

Ao falar sobre os grandes desafios do país para superar os impactos da pandemia, a crise energética, na economia e na política, citou quatro características fundamentais a todos os agentes e líderes públicos: a união, o respeito ao outro, a responsabilidade no exercício das funções e, por fim, o otimismo. “Somente com otimismo, união, respeito e responsabilidade no exercício de nossas funções podemos evoluir e superar a crise pandêmica, política e econômica”, concluiu.

Na mesma direção, o governador Eduardo Leite destacou em sua manifestação o caminho da união e do diálogo entre as instituições e Poderes. “Tenho orgulho de dizer que aqui no Rio Grade do Sul é desta forma que fazemos. Respeitadas as autonomias, mantemos o diálogo sempre aberto e, com compreensão e colaboração mútua, encontramos soluções para os problemas do estado”, disse.

No discurso que encerrou o evento, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, agradeceu a presença dos colegas de Ministério Público e das autoridades. “A representatividade dessa mesa de autoridades e a qualidade dos temas tratados nesse encontro são clara demonstração da sua importância e contribuição para o Ministério Público brasileiro”.

Em avaliação após o fim das atividades, o coordenador executivo do evento, Fabiano Dallazen, disse que “o encontro que se encerra marcará a história do Ministério Público como espaço da reflexão que se traduzirá em novas estratégias de adaptação e de crescimento da instituição”.

Também fizeram parte da mesa de autoridades no encerramento do evento o corregedor nacional do Ministério Público Rinaldo Reis; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), Voltaire de Lima; a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Ivana Cei; o presidente da  Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul  (AMPRS), João Ricardo Tavares; o senador Lasier Martins, a deputada Kelly Moraes e o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi.

Painéis 
30 09 21 sebastiao caixeta mp rs“O Ministério Público de uma nova era – reflexões e projeções”, tema central do evento, promoveu um amplo debate sobre a instituição, suas necessidades e desafios para seguir cumprindo a missão constitucional outorgada pela Constituição Federal de 1988 na defesa da sociedade, da correta aplicação das leis e da democracia. 

 

 

01 10 21 evento mp rs silvio amorimA programação técnica foi dividida em três grandes temas e contou com vários debatedores. Na manhã de sexta-feira, o debate foi sobre a estrutura institucional e administrativa do Ministério Público brasileiro em face da era digital e a sociedade interconectada, com mediação da subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos do MPRS, Angela Salton, e participação dos conselheiros do CNMP Sebastião Vieira Caixeta (foto acima) e Silvio Amorim (foto ao lado); do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e do vice-presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa. 

01 10 21 evento mp weitzelNo primeiro painel da tarde o conselheiro do CNMP Marcelo Weitzel (foto), os procuradores-gerais de Justiça de Santa Catarina, Fernando Comin; e do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Barreto; juntamente com o presidente da Associação do Ministério Público da Bahia, Adriano de Assis, abordaram os desafios do Ministério Público frente às mudanças na comunicação provocadas pelas novas tecnologias e mídias sociais. O mediador foi o presidente executivo do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, Fábio Medina Osório.

O princípio da unidade do Ministério Público no Século XXI: prioridades institucionais; integração horizontal entre os ramos do MP brasileiro; ponderação com o princípio da independência funcional e consequências do caráter nacional da carreira foram temas dos debates do último painel do evento com o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte; e o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. João Ricardo Santos. A mediação foi da subprocuradora-geral de Gestão Estratégica do MPRS, Caroline Vaz.

Todos os painéis e solenidade de encerramento foram transmitidos e podem ser conferidos no canal do MPRS no YouTube.

Com informações e fotos do MPRS 

Matéria relacionada  
“É preciso buscar novos marcos de atuação do Ministério Público”, diz Augusto Aras em evento que discute o futuro da instituição 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp