Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa da campanha Outubro Rosa  - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 7/10/21, às 16h24.

banner noticia outubro rosaO Conselho Nacional do Ministério Público se une novamente ao movimento mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Para marcar a adesão à luta contra a doença, o prédio do CNMP estará iluminado com a cor rosa até o fim deste mês. 

Em função da campanha, neste ano, o CNMP, em parceria com a PGR, realiza uma ação social de arrecadação de itens de higiene pessoal e lenços para cabelo, que serão entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (https://www.redefemininabrasilia.org.br). As doações poderão ser entregues na sala T-09 (Coordenadoria de Saúde) ou na Recepção do CNMP (hall de entrada) até o fim deste mês. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas como Sul e Sudeste e menor observada na região Norte. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

Para prevenir a doença, o Inca sugere a adoção de hábitos saudáveis, que podem evitar cerca de 30% dos casos de câncer de mama. É indicado, por exemplo, que as mulheres pratiquem atividade física regularmente, alimentem-se de forma saudável, mantenham o peso corporal adequado e evitem o consumo de bebidas alcoólicas e a prática do fumo, vinculado ao tabagismo passivo.

Movimento  

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos. Várias manifestações, no mês de outubro, aconteciam com o intuito de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença. Desfiles de moda, corridas e partidas esportivas eram algumas das atividades realizadas. 

No Brasil, a prática foi adotada em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 2008, a campanha ganhou força, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP).

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