Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP colabora com a capacitação de oficiais de Inteligência da Abin - Conselho Nacional do Ministério Público
Cooperação técnica
Publicado em 14/10/21, às 15h35.

abin paintNesta quarta-feira, 13 de outubro, o presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP), conselheiro do CNMP Marcelo Weitzel, proferiu uma palestra sobre a atuação do CNMP a 30 alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência, promovido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O evento aconteceu na sede do CNMP, em Brasília-DF.

A palestra é fruto do acordo de cooperação firmado entre CNMP e Abin, no dia 4 de maio de 2021, que tem por objeto a colaboração recíproca em áreas de interesse e competência no que diz respeito à Atividade de Inteligência.

Marcelo Weitzel explicou que o CNMP executa a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros. Falou ainda da composição do órgão, da duração do mandato de conselheiro e sobre como é a tramitação no Congresso Nacional da aprovação dos nomes indicados ao Conselho.

O conselheiro também abordou a questão das comissões do CNMP, que podem ser permanentes ou temporárias. “As comissões fomentam boas práticas pelo Ministério Público brasileiro. Esta é uma preocupação nossa: estimular os belos exemplos de atuação que enxergamos pelo país”, falou Weitzel.

Sobre a Atividade de Inteligência, o conselheiro afirmou que o interesse pelo tema tem aumentado dentro do Ministério Público. “Hoje, já vemos uma demanda sobre cursos de formação e capacitação nessa área. Por isso, esperamos que a parceria com a Abin prossiga, já que temos muita troca de ideia a realizar. O CNMP está aberto a essa integração cada vez maior. É algo positivo não só para o MP, mas para o Brasil”, disse Weitzel.

O diretor da Escola de Inteligência da Abin, Gustavo Ivalski, falou que a integração com o CNMP gera uma satisfação enorme. “O Ministério Público é muito importante, para nós, como fonte de saberes, dados e boas práticas. Somos duas frentes importantíssimas - a fiscalização e o assessoramento para a tomada de decisão - de qualquer estado que deseja estar bem estruturado”.

Também compuseram a mesa de autoridades o membro auxiliar da CPAMP, Nelson Lacava; o colaborador da CPAMP Wilson Trezza; e o coordenador de Doutrina e Modernização da Escola de Inteligência da Abin, João Paulo Lamas.

Continuidade do evento

Após a palestra e falas dos componentes da mesa, a palavra foi concedida aos alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência, que puderam fazer perguntas às autoridades que conduziam o evento.

Em seguida, os alunos conheceram um pouco da estrutura do edifício-sede do CNMP.

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp