Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Nesta quinta-feira, CNMP realiza audiência pública para debater a violência política contra a mulher - Conselho Nacional do Ministério Público
Audiência pública
Publicado em 3/11/21, às 16h37.

08 10 21 Banner notícia audiencia politica mulherNesta quinta-feira, 4 de novembro, das 9h às 17h, o Conselho Nacional do Ministério Público realiza audiência pública para receber contribuições relacionadas ao tema da violência contra a mulher na política e avaliar as possíveis providências a serem adotadas pelo CNMP para o enfrentamento dessa realidade. 

A audiência pública, primeira no âmbito do Projeto Respeito e Diversidade, será coordenada pela ex-conselheira do CNMP Sandra Krieger e ocorrerá, de forma semipresencial, no Plenário do Conselho, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube

No dia 8 de outubro, o presidente do CNMP, Augusto Aras, por meio do Edital CNMP-PRESI nº 4/2021, abriu inscrições convocando os segmentos representativos da sociedade, do Congresso Nacional e do Executivo brasileiros, além de especialistas que possam oferecer contribuições à discussão sobre a crescente violência contra a mulher na política. As inscrições se encerraram no dia 26.  

As inscrições deferidas receberam confirmação de recebimento, via correio eletrônico, contendo o link para acesso à audiência pública na hipótese da modalidade de participação virtual.  

Além de conselheiros do CNMP, foram convidados para o evento representantes de instituições como Procuradoria-Geral da República, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Ministérios Públicos Federal e Estaduais, Tribunal Superior Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil - Comissão Nacional da Mulher, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Secretaria da Mulher do Senado Federal, lideranças de movimentos sociais, instituições de ensino superior, acadêmicos com reconhecida produção relacionada à temática e ONU Mulheres.

Após a conclusão da audiência pública, a transmissão dos pronunciamentos orais e a publicação da ata, o presidente do CNMP, ou alguém designado por ele, apresentará um relatório, ao Plenário do Conselho, a respeito dos encaminhamentos adotados.

Projeto Respeito e Diversidade 
Lançado em 10 de dezembro de 2020 pelo presidente do CNMP, Augusto Aras, o projeto Respeito e Diversidade envolve um conjunto de ações interinstitucionais que contribuem para a construção de uma sociedade livre e democrática, na qual seja firme o cumprimento do papel do Ministério Público como instituição indutora e promotora da defesa da garantia dos direitos humanos e da concretização da cidadania para todos. O projeto é voltado à disseminação de uma cultura social inclusiva, pautada no pluralismo e na compreensão das diferenças como expressão da singularidade do ser e da multiplicidade que marca o Brasil. 

O projeto é fruto da cooperação entre o CNMP, o Ministério Público Federal (MPF), por intermédio da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). 

Leia aqui a íntegra do edital de convocação.  

Acesse aqui o hotsite do projeto Respeito e Diversidade.  

Serviço 
Evento: audiência pública destinada a receber contribuições relacionadas ao tema da violência contra a mulher na política e a avaliar as possíveis providências a serem adotadas pelo CNMP para o enfrentamento dessa realidade. 

Data: 4 de novembro (quinta-feira).

Horário: das 9h às 17h. 

Local: Plenário do CNMP, em Brasília, e via plataforma Teams (inscrições deferidas receberam link para acesso).

Inscrições: encerradas. 

Informações adicionais: (61) 3366-9135. 

Matéria relacionada 
Projeto Respeito e Diversidade: CNMP realizará audiência pública para debater a violência política contra a mulher 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp