Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Respeito e Diversidade: artista plástico piauiense de 12 anos expõe trabalhos em Brasília - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 17/11/21, às 14h40.

Banner notícia respdiversi

A partir do dia 23 de novembro, o artista plástico ambidestro e autodidata João Elyo Castro, do Piauí, terá dez trabalhos em exposição na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

A vernissage integra as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Respeito e Diversidade, compreendida como ação atrelada aos princípios de inclusão postos na Constituição Federal e ao pluralismo do ensino e do aprendizado, imersos no ambiente cultural dentre os vários instrumentos da expressão humana.

O trabalho de João Elyo exterioriza o seu cotidiano e os seus sentimentos diante dos desafios enfrentados por ser uma criança com síndrome de Down.

A exposição tem por objetivo unir a atividade acadêmica, a arte e a cultura, de maneira a levar o visitante a compreender que há várias formas de se discutir e analisar a realidade.

A exibição ficará aberta à visitação até 10 de dezembro, com respeito às medidas sanitárias necessárias diante da pandemia de Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara, aferição de temperatura. Também será exigida a apresentação de comprovante de vacinação, conforme a Portaria PGR/MPU n. 110, de 28 de outubro de 2021.

O nome da exposição, Color Pluviae, refere-se a uma expressão latina que significa "a cor da chuva” e remete à forte conexão do artista com os elementos da natureza, fontes de inspiração para as suas criações. O artista trará para Brasília dez obras.

João Elyo está entre os convidados para apresentar o seu trabalho na exposição “Le carrousel do Louvre”, uma mostra internacional de arte contemporânea no Museu do Louvre, Paris, que acontecerá em abril de 2022.

Projeto Respeito e Diversidade

Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Ministério Público Federal (MPF), o projeto tem como objetivo desenvolver ações interinstitucionais que contribuam na construção de uma sociedade livre e democrática, reafirmando o papel do Ministério Público como instituição indutora e promotora da defesa dos direitos humanos e da disseminação de uma cultura social inclusiva.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp