Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. ONU Mulheres e PNUD realizam evento virtual “Violência política contra as mulheres: compromissos com o futuro” com participação do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Violência contra a mulher
Publicado em 1/12/21, às 18h47.

01 12 21 evento onu mulheresNesta quinta-feira 2 de dezembro, às 9 horas, o Conselho Nacional do Ministério Público participa do evento virtual “Violência política contra as mulheres: compromissos para o futuro”.  

Promovido pela ONU Mulheres e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o evento faz parte da agenda oficial de ações em torno dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, mobilização abrigada pela campanha anual do secretário-geral da ONU, “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O encontro será transmitido, ao vivo, no canal da ONU Mulheres no YouTube.   

O objetivo é fortalecer a discussão sobre a violência política contra as mulheres, tema presente na audiência pública realizada no Conselho Nacional do Ministério Público no âmbito do projeto “Respeito e Diversidade”. Durante o evento, as organizações parceiras compartilharão a atuação e os compromissos com o tema com o propósito de se criar um plano interinstitucional de enfrentamento à violência política contra as mulheres, além de um grupo de trabalho técnico.   

Na ocasião, serão lançadas três publicações de referência internacional: “Prevenir a violência contra as mulheres durante as eleições: um guia programático” (PNUD e ONU Mulheres); “Violência contra as mulheres na política: roteiro para prevenir, monitorar, punir e erradicar” (PNUD, ONU Mulheres e IDEA Internacional) e “Cartilha de Prevenção à violência política contra as mulheres em contextos eleitorais” (ONU Mulheres), material ainda inédito.  

Além de Fabíola Sucasas Negrão Covas, membro auxiliar da presidência do Conselho e gestora suplente do projeto “Respeito e Diversidade”, a reunião contará com a participação de Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres no Brasil; Katyna Argueta, representante do PNUD no Brasil; Ana Claudia Pereira, analista de programas da ONU Mulheres; Moema Freire, coordenadora da Unidade de Governança e Justiça para o desenvolvimento do PNUD; Ana Beatriz Martins, ministra e chefe adjunta da Delegação da União Europeia no Brasil; e Maria Claudia Bucchianeri, ministra do Tribunal Superior Eleitoral.  

Participarão, também, Cristiane Rodrigues, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres; Liana Lidiane Pacheco, defensora pública federal da Defensoria Pública da União; Joaquim Cabral, procurador da República da Procuradoria-Geral Eleitoral; e a deputada federal Tereza Nelma, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, além de representante do Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados. Roberta Eugênio, codiretora do Instituto Alziras, ficará responsável pela moderação.    

Serviço 
Evento virtual “Violência política contra as mulheres: compromissos para o futuro”.  

Data: 2 de dezembro (quinta-feira).  

Horário: 9 horas.   

Plataforma: canal da ONU Mulheres no YouTube.     

Informações para a imprensa:   

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil   

Isabel Clavelin: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

61 98175 6315   

Gabriela Pereira: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

61 98175 6772    

Com informações da ONU Mulheres Brasil 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial