Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP encerra correição extraordinária que avalia a atuação do MP/SC na área segurança pública - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 10/12/21, às 14h09.

encerramentoUma apresentação prévia do relatório parcial da correição extraordinária na área de segurança pública, homenagens e a implantação da Ouvidoria Mulher marcaram o encerramento dos trabalhos da comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nesta quinta-feira, 9 de dezembro, em Florianópolis.

O grupo, que está em Santa Catarina desde segunda-feira, visitou as Promotorias de Justiça que trabalham com crimes violentos letais intencionais, controle externo da atividade policial e sistema prisional nas cidades de Itajaí, Joinville, São José, Palhoça e Capital. 

O corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel, destacou como Santa Catarina está avançado na área de segurança pública. “Os exemplos observados serão de grande valia, inclusive nas futuras correições”. Weitzel disse também: “Teremos muito mais a aprender e a difundir para os outros ramos do Ministério Público do que realmente corrigir ou propor para arrumar algo. Sempre há o que ser aperfeiçoado, mas não podemos negar o avanço do MP de Santa Catarina”, avaliou.  

Durante o encerramento, o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Marco Antônio Santos Amorim, e a coordenadora substituta de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Vera Leilane, fizeram uma breve apresentação sobre as impressões a respeito do Ministério Público catarinense. 

O procurador-geral de Justiça do MP/SC, Fernando da Silva Comin, falou sobre a importância desse formato de trabalho: “Esta interação é muito positiva, porque a Corregedoria Nacional nos traz um olhar externo e importante da nossa atuação e nós podemos mostrar para a Corregedoria e ao MP brasileiro as boas práticas que geramos no estado com bastante eficiência no combate à criminalidade”.  

O corregedor-geral do MP/SC, Ivens Thives de Carvalho, afirmou que o Ministério Público de Santa Catarina sempre buscou a vanguarda das atividades institucionais. 

Ainda na solenidade de encerramento, o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional, José Augusto Peres, prestou uma homenagem ao ex-corregedor nacional do MP Rinaldo Reis Lima pelo trabalho no período em que esteve à frente da Corregedoria.    

Comitiva do CNMP e PGJ visitam Governador do Estado 

governadorAinda na finalização dos trabalhos, a comitiva do CNMP, acompanhada pelo PGJ Fernando da Silva Comin, visitou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. O objetivo do encontro foi apresentar o resultado parcial da correição realizada durante a semana.  

Carlos Moisés da Silva destacou o trabalho da segurança pública. “Temos 84% de resolutividade de homicídios. Nossos índices são de destaque, avançando, cada vez melhores em relação à média da década, especialmente na criminalidade violenta. Nosso objetivo é integrar corporações, integrar sistemas e daí a importância que cada um dos senhores tem, para que a gente faça esse alinhamento e melhore nossos números ainda mais. É o que as pessoas esperam da gente”, afirmou. 

Já o PGJ do MP/SC evidenciou o trabalho realizado na área da segurança. “A presença da Corregedoria aqui nos ajuda a enxergar onde podemos melhorar no que fizemos em Santa Catarina. Existem providencias que precisamos fazer para melhorar, mas de maneira geral, as equipes tiveram uma impressão muito positiva do modelo e de como a segurança pública vem sendo tratada no estado”, finalizou. 

Estiveram na visita ao governador Carlos Moisés da Silva: o corregedor nacional do Ministério Público,  Marcelo Weitzel; o procurador-geral de Justiça do MP/SC Fernando da Silva Comin;   o procurador-geral do Estado de SC,  Alisson de Bom de Souza;  o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Marco Antônio Santos Amorim; os conselheiros eleitos do CNMP Rinaldo Reis Lima, Ângelo Fabiano Farias da Costa e Oswaldo D'Albuquerque; a coordenadora substituta de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Vera Leilane Mota; e a membra auxiliar da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP Fernanda Balbinot. 

*Com informações e fotos do MP/SC. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp