Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Chuvas: CNMP destaca atuação do MP da Bahia e divulga locais de doação de alimentos para famílias atingidas - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 30/12/21, às 20h27.

Desde o dia 14 de dezembro o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) está com seu Gabinete de Gerenciamento de Crise atuando para buscar alternativas de enfrentamento da situação de emergência ocasionada pelas enchentes ocorridas na região, em especial no extremo sul baiano. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) destaca a importância desse trabalho planejado e coordenado que proporciona, também, suporte aos promotores de Justiça que atuam nos municípios atingidos.


Já foi definida como uma das ações prioritárias a elaboração de um plano de ação, com enfoque nas temáticas de defesa da saúde, educação, direitos humanos e consumidor, e de um diagnóstico sobre toda a situação enfrentada nos municípios, com roteiros de processos de trabalho, ações e responsabilidades diante da emergência. Outra foi a solicitação ao governo estadual da abertura de um canal de comunicação direto para fluxo de informações sobre a situação, identificando seus fatos determinantes, consequentes e correlacionados, a proposição de ações que se mostraram necessárias para solucionar as repercussões da situação de emergência, o acompanhamento da crise, dentre outros.

Entre as medidas adotadas também está a abertura das unidades do Ministério Público do Estado da Bahia como locais de recebimento de donativos para atender à população dos municípios afetados pelos temporais, como alimentos não-perecíveis, material de higiene pessoal. Além disso o MPBA disponibilizou um canal direto de comunicação, o disque 127, para atendimento e encaminhamento das necessidades das populações afetadas. O MP estadual também está participando, juntamente com a Defesa civil da Capital ( Codesal) , TV Bahia, Marinha do Brasil e Prefeitura de Salvador da campanha “Ação Salvador Solidária” para arrecadação e destinação de água mineral às áreas atingidas.

Em dois dias, a campanha de arrecadação já recebeu e distribuiu 850 quilos de alimentos não-perecíveis, 12 litros de leite, 24 litros de óleo de soja, 110 pacotes de macarrão, mais de 830 litros de água mineral, 342 pacotes de absorventes, 195 rolos de papel higiênico, 88 sacolas de roupas diversas, 312 sabonetes.

Locais de recebimento de doações

Em Salvador, as doações podem ser entregues nas sedes do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e do bairro de Nazaré.

No interior baiano, as unidades do Ministério Público em 29 municípios estão recebendo os donativos: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp