Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “Os membros do Ministério Público devem ter visão de gestores”, destaca conselheiro Moacyr Rey Filho - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 9/3/22, às 15h28.

IMG 6666“A ideia é que eu possa contribuir para a transformação do modelo de atuação institucional, para que cada membro do Ministério Público passe a ter uma visão de gestor, para gerir o próprio ofício e para cobrar de gestores uma determinada atuação ou decisão.” A afirmação é do conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), Moacyr Rey Filho (foto), em entrevista concedida à Secretaria de Comunicação do CNMP. 

Moacyr Rey é promotor de Justiça há dezoito anos e ocupa, desde o dia 13 de setembro do ano passado, a vaga de conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público destinada ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para o biênio 2021/2023.  

O conselheiro destaca que veio do MPDFT com a experiência de ter ocupado cargos de gestão. “Gerir é se antecipar à tomada de decisões. E gestão se faz com medição de resultados. Daí a necessidade, também, de que os membros do MP tenham a visão de gestores”.    

Durante o mandato como conselheiro, Moacyr Rey afirmou que um dos objetivos é fazer com que o CNMP “fomente uma atuação resolutiva e efetiva focada no aspecto negocial e não judicializante”.     

O conselheiro abordou, também, um dos projetos mais importantes da CPE: o de Governança de Dados e Transformação Digital no MP. Instituído em dezembro de 2021, o projeto objetiva estabelecer o CNMP como fomentador da inovação digital no âmbito do Ministério Público, tornando-se, para tanto, plataforma permanente para trocas de experiências e conhecimentos sobre transformação e inovação digitais.     

De acordo com Moacyr Rey, “quando se fala em transformação digital, parece que envolve só a tecnologia, mas é, antes de tudo, uma transformação comportamental do modelo de atuação. E o Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no MP vai proporcionar que cada colega tenha acesso a ferramentas que irão auxiliá-lo na tomada de decisão fiscalizatória de forma mais célere e objetiva, com embasamentos técnicos de evidências de dados. A ideia é fomentar a cultura analítica, democratizar o acesso aos dados e aprimorar nossa aptidão para tomar decisões a partir da análise de dados."   

Conforme salientou o conselheiro, o acesso a informações e a tomada de decisões baseadas em dados envolvem todas as temáticas, como saúde, educação infância e segurança pública, entre outras. “Assim, todas as comissões do CNMP poderão passar por esse processo, também, de conhecimento e de compartilhamento dos sistemas. E isso é fazer planejamento estratégico, que dará suporte na atuação finalística do Ministério Público”.  

Currículo  
Entre outros cargos, o conselheiro Moacyr Rey exerceu a chefia de gabinete e a assessoria de políticas institucionais e a coordenação da Assessoria de Políticas Institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça do DF.   

Entre 2012 e 2014, atuou no CNMP como membro auxiliar da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência e da Comissão de Planejamento Estratégico, além de inspeções e sindicâncias da Corregedoria Nacional do MP. “Essa experiência me motivou a concorrer ao cargo de conselheiro nacional, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e aprimoramento do MP brasileiro no cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais, mediante uma atuação responsável e efetiva”, falou Moacyr, durante sua posse, em 13 de setembro de 2021.   

Matérias relacionadas
   

Comitê Gestor do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital é instituído pelo CNMP      

CNMP institui projeto de governança de dados e transformação digital no Ministério Público    

Conselheiros do CNMP tomam posse e participam de sessão ordinária   

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp