Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e MPF lançam campanha para divulgar ferramenta Água Boa de Beber - Conselho Nacional do Ministério Público
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Publicado em 22/3/22, às 16h56.

image previewNeste Dia Mundial da Água, 22 de março, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão do Meio Ambiente, presidida pelo conselheiro Rinaldo Reis Lima, e o Ministério Público Federal (MPF) lançam a campanha “Água – Quantidade importa, qualidade também”. Trata-se de uma iniciativa do projeto Conexão Água, apoiado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR), em parceria com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Coordenada pelo MPF, a ação tem o objetivo de divulgar a ferramenta Água Boa de Beber, que traz dados sobre a qualidade da água em municípios de todo o Brasil, com informações sobre as substâncias eventualmente encontradas e os danos que elas podem causar para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. A partir de agora, as informações estão disponíveis em 108 idiomas.

A campanha ainda pretende provocar a reflexão sobre a importância do cuidado com a água, para que ela seja de qualidade e não falte a ninguém. Também tem o propósito de fomentar o debate público e o controle social sobre o tema, estimulando que as pessoas acessem o site, verifiquem as informações disponíveis, compartilhem e falem sobre o assunto. A intenção é ampliar o protagonismo dos cidadãos na temática e a busca conjunta por soluções para os problemas.

Durante quatro semanas, a campanha que inclui vídeos, spot de rádio e postagens nas contas do MPF em redes sociais, trará dicas sobre como economizar água, além de falar sobre substâncias encontradas e seus efeitos. As peças lembram também que, quanto maior for o controle social sobre esse bem tão importante para todos, melhor pode ser a qualidade da água que chega à casa das pessoas.

Água Boa de Beber

Lançada no Dia Mundial da Água do ano passado, a ferramenta tem objetivos socioeducativos e busca incentivar a população a praticar a governança social e colaborativa em prol da natureza e da existência humana com dignidade, em um momento de necessária reflexão sobre o que se almeja do futuro comum. Por meio de uma pesquisa simples e fácil, é possível visualizar dados públicos do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), por tempo e localidade. Como as informações decorrem de monitoramentos feitos em diferentes locais de coleta da água, o usuário pode identificar a qual ponto de análise se referem os resultados obtidos.

Fórum Mundial da Água

Em paralelo ao lançamento da campanha, o projeto Conexão Água participa do 9º Fórum Mundial da Água, realizado entre os dias 21 e 26 de março em Dacar (Senegal). Ele foi um dos 126 projetos escolhidos pelo Comitê Organizador do Fórum para receber a marca “Iniciativa Dacar 2022”, que selecionou ações com real impacto econômico, social e ambiental na vida das populações. Entre as iniciativas apresentadas pelo Conexão Água está a ferramenta Água Boa de Beber. Os projetos selecionados, conforme os critérios do Fórum, demonstraram que efetivamente contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial com relação à Meta 6, que trata de Água Potável e Saneamento.

A delegação da missão institucional é coordenada pelo procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida, do Grupo Interinstitucional de Plano de Agrotóxicos e Segurança da Água do Projeto Conexão Água e membro colaborador do Projeto Territórios Vivos - Agenda 2030, resultado de parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ, agência alemã de cooperação internacional, e o MPF.

Também integram a delegação Ariadne Santiago, assessora técnica da GIZ, e Claudia de Pinho, coordenadora da Rede PCT do Brasil. O grupo participará da sessão das Iniciativas Dakar 2022 e de reuniões com parceiros interinstitucionais internacionais, tendo em vista o Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Secretaria-Geral do MPF e pelo Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade, que trata projetos pilotos de despoluição e segurança da água.

Além disso, colaboradores membros do Projeto Conexão Água estarão a distância, acompanhando as atividades e os desdobramentos do Fórum, em diálogo permanente com a missão institucional em Dacar, com o apoio da 4CCR e sob a coordenação da procuradora regional da República Sandra Kishi e do procurador da República Marcos Antonio da Silva Costa, ambos integrantes do projeto.

Sobre o Conexão Água

Iniciado em 2015, o projeto Conexão Água, patrocinado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR/MPF), tem como premissa a formação de governanças colaborativas e resolutivas, em que representantes dos diversos setores da sociedade civil, dos setores público e privado, ONGs e academia articulam iniciativas e boas práticas para a melhoria da qualidade da água e da sadia qualidade de vida no Brasil. O objetivo é dar transparência de informações e à participação nas políticas públicas em diversas temáticas ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O projeto disponibiliza em seu portal, informações sobre seus produtos, práticas, projetos incentivados, vídeos, oficinas, cursos, reuniões técnicas, campanhas e ferramentas inovadoras, como o Água Boa de Beber e o aplicativo da campanha Biomonitorando as Águas.

Vídeo da ferramenta de monitoramento socioeducativo da água para o 9º Fórum Mundial da Água

Vídeo em inglês da ferramenta de monitoramento socioeducativo da água para 9º Fórum Mundial da Água

Vídeo da Campanha Biomonitorando as Águas

*Com informações e imagem da Secom MPF

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp