Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do Meio Ambiente do CNMP divulga os palestrantes selecionados para o projeto “Diálogos Ambientais” - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 26/4/22, às 14h20.

palestra cma

A Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP) divulgou a lista dos selecionados para atuarem como palestrantes no projeto “Diálogos Ambientais”.

Os palestrantes são membros e servidores do Ministério Público, integrantes de outros órgãos públicos e dos segmentos da sociedade civil, com atividade comprovada e/ou especialidade na área de defesa do meio ambiente.

Os selecionados ministrarão palestras de 20 minutos, com a abordagem de temas atuais e relevantes para a defesa ambiental e/ou apresentação de projetos exitosos para conhecimento dos membros do Ministério Público brasileiro e do público em geral.

As palestras mensais serão realizadas entre maio e novembro, sempre às 16h, para público aberto, por meio do canal do CNMP no YouTube, conforme cronograma abaixo.

Programação

Dia 26/05

Título da palestra: Ministério Público na defesa do meio ambiente: diretrizes para uma atuação estratégica na atualidade.
Palestrante: Gabriel Lino de Paula Pires – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo – Secretário Regional do Gaema do Núcleo Pontal do Paranapanema

Título da Palestra: Justiça Climática: das mudanças climáticas aos desastres ambientais.
Palestrante: Diego Pereira – Procurador Federal (AGU)

Dia 30/06

Título da palestra: Aspectos relevantes do uso da água para irrigação na agricultura e a relação com a sustentabilidade.
Palestrante: João Luis Severo da Cunha Lopes – Mestre em Direito e servidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Título da Palestra: Impactos da Lei de Liberdade Econômica (13.874/2019) na legislação ambientalista e o enfoque constitucional da proteção ao meio ambiente equilibrado.
Palestrante: Nathália Amorim Pinheiro – Advogada

Dia 25/08

Título da palestra: Atuação estrutural no combate à crise hídrica no município de Senador Canedo.
Palestrante: Marta Moriya Loyola – Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás

Título da palestra: Inovações tecnológicas e sustentabilidade: o uso do blockchain e dos smartcontracts na gestão hídrica em área de escassez – o caso de Sacramento, Califórnia/EUA.
Palestrante: Paulo José Leite Farias – Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Dia 29/09

Título da palestra: Acordo de não persecução penal e proteção ambiental (bioma Mata Atlântica).
Palestrante: Philipe Salomão Marinho de Araujo – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná; e Rogério Rudikini Neto - Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.

Dia 27/10

Título da palestra: O fato consumado em matéria ambiental.
Palestrante: Ana Maria Moreira Marchesan – Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Título da palestra: Inundações urbanas: a atuação do Ministério Público em defesa do ambiente e da dignidade da pessoa humana.
Palestrante: Ximena Cardozo Ferreira – Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Título da palestra: Controle da convencionalidade e meio ambiente.
Palestrante: Roberto Carlos Batista – Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Dia 17/11

Título da palestra: Encerramento da era dos lixões em Pernambuco: conquistas e desafios.
Palestrante: Christiane Roberta de Farias Santos – Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Título da palestra: Implicações do Combustível Derivado de Resíduos (CDR) e as Unidades de Recuperação de Energia (UREs) para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Palestrante: Jeffer Castelo Branco – Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental da Unifesp

Título da palestra: A logística reversa do vidro.
Palestrante: Jorlandio Francisco Felix – Professor adjunto do Instituto de Física da UNB

Título da palestra: A logística reversa do aço.
Palestrante: Thais Fagury – Presidente da Abeaço e coordenadora do Prolata

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp