Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Semana de Ética do CNMP começa com palestra do navegador Amyr Klink - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 2/5/22, às 19h27.

klinkNesta segunda-feira, 2 de maio, a Semana de Ética do Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP) teve início com a palestra magna do professor, escritor e navegador Amyr Klink, que abordou o tema: "Construindo qualidade: os ensinamentos de uma viagem humana e ética". O evento, que vai até o dia 5 de maio, tem como objetivo disseminar a cultura da ética, bem como construir um ambiente de compartilhamento de conhecimento, de experiências práticas e de reflexões sobre o tema tanto no trabalho quanto na vida.

O secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, deu as boas-vindas aos participantes: “É uma imensa satisfação participar da Semana de Ética do CNMP. É importante a possibilidade de pararmos por uma semana e construirmos reflexões relevantes sobre a ética no ambiente de trabalho, em nossa vida e nas nossas relações humanas. A partir dos relatos e experiências dos nossos convidados, como o Amyr Klink, podemos pensar em modos mais éticos de vida e em modos mais bem planejados de trabalho, o que é uma forma de alcançarmos os nossos objetivos”. 

Ao ser questionado a respeito das qualidades que uma pessoa precisa ter para integrar uma equipe liderada por ele, Amyr Klink respondeu: “Antigamente, eu prestaria atenção nas qualidades técnicas, nas habilidades manuais ou na capacidade de resolver problemas. Com os anos, eu percebi que não são mais as tecnicidades que são importantes, mas são as qualidades humanas, como a capacidade de agregar, de engajar, além das habilidades sociais e emocionais”.  

Na ocasião, o público do evento ainda teve a oportunidade de conhecer melhor a história do palestrante, que contou que é formado em Administração e Economia pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter fluência em quatro idiomas. Ele lembrou que ficou conhecido mundialmente por ser o primeiro homem a cruzar o Oceano Atlântico sozinho, num barco a remo, em uma viagem que durou cem dias para ser concluída. O navegador, famoso por projetar e construir suas próprias embarcações, compartilhou histórias das inúmeras excursões ao redor do mundo, incluindo 15 viagens à Antártica, a maior delas com 642 dias de duração.  

Quando relatou a viagem em que atravessou o oceano Atlântico, após ter navegado por cem dias da Namíbia ao Brasil, Klink disse: “No final, eu fiquei feliz por uma razão absolutamente soberana, que era o fato de ter um plano cumprido. A sensação de ter um projeto e executar é maravilhosa”.  O palestrante também enalteceu valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito ao tempo como fatores importantes para o sucesso de suas missões. 

Veja aqui a íntegra da palestra.

Veja aqui mais fotos.

As palestras da Semana de Ética estão sendo ministradas de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e com transmissão virtual no YouTube. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo Sistema de Eventos do CNMP. 

Haverá emissão de certificado aos inscritos.  

A Comissão de Ética está à disposição para dúvidas e sugestões no telefone (61) 3366-9552 ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

Programação

Dia 3 de maio, 15hPalestra com a promotora de Justiça do MP/GO Melissa Sanches, sobre o tema impactos das conexões sociais no trabalho sob a ótica da neurociência

Local: Presencial no Auditório e transmissão pelo canal do CNMP no YouTube 

Data: 4 de maio, 15hPalestra com a professora de Filosofia, mestranda do programa de pós-graduação da UnB, na linha 'Ontologias Contemporâneas', Bárbara Honorato, com o tema "Felicidade é um ato revolucionário"Local: Presencial no Auditório e transmissão pelo canal do CNMP no YouTubeDia 5 de maio, às 14hOficina com a psicóloga, licenciada em Filosofia, mestranda em Filosofia para/com crianças e servidora do CNMP, Nalis Torres de Carvalho Sartori, sobre o tema "Pensamento crítico: o exercício do pensar criticamente para o bem viver"Local: Presencial no Plenário 

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP).  

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp