Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do Meio Ambiente inicia debate sobre projeto nacional de atuação do Ministério Público na temática de manejo de resíduos sólidos - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 4/5/22, às 18h10.
cmaA Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidida pelo conselheiro Rinaldo Reis, realizou a reunião inaugural do Projeto Nacional de Atuação do Ministério Público na Temática de Manejo de Resíduos Sólidos, com o objetivo principal de debater um plano nacional de atuação sobre logística reversa e encerramento dos lixões. O encontro aconteceu esta semana na sede do CNMP, em Brasília.
 
O evento deu início à análise de materiais de orientação referentes a programas e projetos, enviados pelos Ministérios Públicos estaduais, sobre os resíduos, logística reversa e catadores, bem como as primeiras ideias sobre a elaboração de um plano nacional de atuação sobre logística reversa e encerramento dos lixões.  
 
Na oportunidade, houve o compartilhamento de experiências na área ambiental. Foram debatidas iniciativas exitosas, dificuldades e propostas de atuação estratégica para implementação da política nacional de resíduos sólidos. No debate foi dado destaque à importância do apoio financeiro e técnico para os municípios promoverem a remediação ambiental dos antigos lixões; ao fomento da regionalização na gestão de resíduos sólidos; à eleição de instrumentos e diretrizes já previstos na legislação; e à proposta de enunciados e diretrizes.  
 
Na reunião ficou decidido que os membros irão produzir estudos de acordo com as oito metas seguintes: Planos de Resíduos Sólidos; Estabelecimento e melhoria da coleta seletiva com a separação de resíduos secos e orgânicos, de forma segregada dos rejeitos; Inclusão socioprodutiva das cooperativas de catadores; Regulação: constituição e designação de entidades reguladoras com atuação na área de resíduos; Encerramento dos lixões; e Mecanismos de acompanhamento da implementação da logística reversa pelo MP.  
 
Estiveram presentes o presidente da CMA, conselheiro Rinaldo Reis Lima; a membra auxiliar Tarcila Santos Britto; a procuradora de Justiça e coordenadora do centro de apoio operacional ao meio ambiente do MP/PE, Christiane Roberta Gomes  (MP/PE); os promotores de Justiça Juliano de Barros Araújo (MP/GO), Louise Rejane de Araújo (MP/PA), Alexandra  Facciolli  Martins (MP/SP), Tiago Gonçalves Veras Gomes (MP/RJ) e Roberto Carlos Batista (MPDFT); e a servidora Letícia Porchera.   

A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 3 de junho.

Veja mais fotos.

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp