Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto do CNMP que trata de segurança pública estreia com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 9/5/22, às 07h58.

Banner Notícia Segurança Pública em focoTerá início na segunda-feira, 9 de maio, a partir das 10h, o projeto Segurança Pública em Foco, promovido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidida pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda.  O convidado da primeira edição é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres.  A procuradora-geral de Justiça do Ministério Púbico de Roraima e presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Janaína Carneiro, também participará do encontro como debatedora.

O objetivo do projeto, que propõe palestras e debates quinzenais, com transmissão pelo canal do Conselho no YouTube, é fomentar o estreitamento do diálogo e a integração entre os órgãos envolvidos nas temáticas vinculadas à comissão e os participantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), como o CNMP, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça.   

O presidente da CSP também anunciou a iniciativa durante a 6ª Sessão Ordinária de 2022, realizada no dia 26 de abril, lembrando que a atividade irá estimular ainda a interação do CNMP com os órgãos participantes do projeto, por meio da apresentação de planejamento transversal de ações e a adoção de estratégias comuns ou complementares, no intuito de potencializar a eficácia dos programas voltados à promoção da segurança pública.   

focoParticipantes    

Anderson Gustavo Torres tem vasta experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica. No período compreendido entre o início de 2019 até abril de 2021, esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.   

Formado em Direito, coordenou investigações e operações policiais voltadas ao controle de precursores químicos desviados para a produção de drogas no Brasil e na América do Sul e atuou, entre 2007 e 2008, como responsável pela atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.    

Janaína Carneiro Costa é a atual procuradora-geral de Justiça do MP/RR, eleita para o biênio 2019/2021. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ingressou na carreira do Ministério Público do Estado de Roraima em 1997.Atuou em várias Promotorias de Justiça da Comarca de Boa Vista, tornando-se titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Também exerceu, por muitos anos, a titularidade nas 3ª e 5ª Promotorias Criminais.

andersonConvite 

Na quarta-feira, 27 de abril, o conselheiro Jaime de Cassio Miranda esteve com o ministro Anderson Gustavo Torres para entregar pessoalmente o convite de participação no evento e explicar as diretrizes do projeto. Também estiverem presentes no encontro os membros auxiliares da CSP/Enasp, Alexandre Reis de Carvalho e Fernanda Balbinot, e o assessor-chefe da CSP, Gilberto Barros Santos. 

 

Serviço   

Projeto: Segurança Pública em Foco    

Data: 9 de maio   

Hora: 10h    

Local: Plenário do CNMP   

Transmissão: Canal do CNMP no YouTube    

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial