Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa a 1ª Reunião Ordinária de 2022 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 6/6/22, às 17h02.

06 06 22 fngComeçou nesta segunda-feira, 6 de junho, a 1ª Reunião Ordinária de 2022 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP), promovida pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP).

O evento, realizado em formato virtual até a quarta-feira, dia 8 de junho, recebeu 278 inscrições e reúne os comitês das áreas de orçamento, comunicação, tecnologia e gestão administrativa, orçamentária, estratégica e de pessoas do Ministério Público para analisar, avaliar e propor planos de ação referentes aos respectivos temas de atuação.

Durante a abertura (foto), o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, conselheiro Moacyr Rey Filho, ressaltou que o Fórum Nacional de Gestão permite a integração horizontal e vertical entre os Ministérios Públicos, “na medida em que as administrações superiores só vão caminhar bem se tiverem o apoio das equipes que compõem os comitês temáticos ou que representem as temáticas trazidas em cada um dos comitês. E as áreas técnicas só vão funcionar plenamente se tiverem o apoio das administrações superiores”.

Já o membro auxiliar da Secretaria-Geral do CNMP e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, José Augusto Peres, destacou que “quem nos dá o rumo para onde devemos ir é o planejamento estratégico. E cabe ao FNG planejar, executar o caminho, seguir a rota traçada pelo planejamento estratégico, com as adaptações necessárias, e fazer com que o Ministério Público se mantenha no rumo certo, no caminho que lhe foi traçado, refazendo o plano constantemente para que essa rota nos leve sempre a um bom termo”.

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo coordenador-geral do FNG, membro auxiliar da CPE e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto Ishikawa, intitulada “Qual o propósito do Fórum Nacional de Gestão?”.

Ishikawa chamou a atenção para que os integrantes do Fórum reflitam sobre o que eles têm feito sobre planejamento e gestão. “Temos excelentes planos, cada vez mais aprimorados, mas, para que esses planos saiam do papel, que funcionem e que tenham os resultados, precisamos de pessoas envolvidas, inspiradas a resolver problemas e que se coloquem à disposição para inovar na vida, no Ministério Público e no que cada um está fazendo”.

O promotor de Justiça concluiu que o propósito do Fórum Nacional de Gestão é o propósito de cada integrante. “O FNG somos nós, membros, servidores e colaboradores. O propósito de cada um que está aqui é que fará a diferença, que irá construir algo inovador e modificar o ambiente em que vivemos. O FNG é cada um de nós. Apenas temos uma estrutura, forma de trabalhar e produtos a entregar para transformarmos a realidade. Nesse sentido, estamos falando de legado: o que a gente pode deixar para o Ministério Público?”.

Ishikawa aproveitou a oportunidade para anunciar que a 2ª Reunião Ordinária de 2022 do FNG-MP está prevista para ocorrer, de forma presencial, em novembro deste ano. Entre outras atividades, o objetivo é elaborar planos diretores das áreas temáticas para o triênio 2023-2025.

Além disso, o membro auxiliar da CPE anunciou que, em setembro, será realizado um curso sobre a metodologia de gestão por Objectives and Key Results OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), Certificação Master, pela Oxford Master Business. OKR é uma forma de planejamento e gestão ágil a curto prazo.

Em janeiro deste ano, integrantes do Comitê Gestor do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital do Ministério Público e servidores da CPE receberam instrutoria sobre a metodologia.

Dias 7 e 8 de junho 
Os trabalhos da 1ª Reunião Ordinária de 2022 do FNG continuarão nesta terça-feira, 7 de junho, quando os comitês temáticos farão um balanço do que foi estabelecido no plano diretor para verificar o que foi feito, o que será possível ser entregue ainda neste ano e se será necessário mais tempo para alguma atividade. Na quarta-feira, dia 8, os coordenadores dos comitês vão apresentar essas informações.

Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público 
O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG), presidido e coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), foi criado em 2012 e reestruturado em 2014.

O Fórum é estruturado nos seguintes comitês temáticos: Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI); Comitê de Políticas de Comunicação Social (CPCom); Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA); Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO); Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP) e Comitê de Política de Gestão Estratégica (CPGE).

Junto ao FNG-MP atuam os Representantes da Administração Superior (RAS), grupo composto por membros da alta administração, que atuam para ampliar, aprimorar e dar efetividade às deliberações do Fórum.

Acesse aqui a página do FNG-MP.  

Veja aqui mais fotos da reunião. 

Matéria relacionada 
CNMP promove capacitação sobre metodologia de gestão por objetivos e resultados 

Fotos: Sergio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp