Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Movimento Nacional em Defesa da Vítima divulga capacitações do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 8/6/22, às 15h32.

movimentoO Movimento Nacional em Defesa da Vítima, uma inciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), divulga o curso de extensão “Atuação do Ministério Público na proteção das vítimas”,  promovido pelo Ministério Público do Paraná (MP/PR), por meio da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, com início nesta quinta-feira, 9 de junho, às 9h30.

O curso on-line de extensão promoverá a formação continuada de integrantes do Ministério Público brasileiro na temática de atenção, acolhimento, assistência e promoção dos direitos das vítimas em geral. Além disso, pretende qualificar a atuação do MP no campo das políticas públicas na área, além de buscar atender aos deveres estabelecidos pela Resolução CNMP 243/2021, em especial a indicação dos serviços e ações dirigidos à Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas pelo MP.  

A ação educacional, aberta também para a participação da comunidade, será desenvolvida em quinze encontros, ao longo dos meses de junho a novembro, sempre das 9h às 11h30, com carga horária total de 38 horas. 

Os encontros acontecerão nos dias 9, 23 e 28 de junho; 7 e 21 de julho; 4 e 18 de agosto; 1, 15 e 29 de setembro; 13 e 27 de outubro; 10, 23 e 24 de novembro de 2022. 

A aula magna com o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) Antonio Henrique Graciano Suxberger oficializará a abertura do curso e tratará sobre "Ministério Público e Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas". 

As inscrições podem ser feitas por aqui. 

Saiba mais sobre o curso.

MPDFT 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também oferta dois cursos virtuais na área de defesa dos direitos das vítimas: “Introdução à Justiça Restaurativa e Direito das vítimas” e “Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos no MPDFT”. Os cursos são autoinstrucionais, ou seja, não possuem tutoria e estão disponíveis no sistema EAD do MPDFT. 

O curso online “Introdução à Justiça Restaurativa e Direito das vítimas” é aberto ao público interessado pelo tema. A capacitação, com carga horária total de 10 horas, é gratuita e pode ser realizada diretamente pelo link https://www.mpdft.mp.br/ead. Após o cadastramento, será necessário efetuar login e acessar “Ações Educacionais” > “Introdução à Justiça Restaurativa”. 

Tendo como instrutoras as promotoras de Justiça do MPDFT Anna Bárbara Fernandes, Jaqueline Ferreira Gontijo e Raquel Tiveron, o curso, que teve seu conteúdo produzido para membros e servidores que trabalham com o assunto, também está disponível para todo cidadão interessado em conhecer mais sobre a Justiça Restaurativa. 

A capacitação “Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos no MPDFT”, com 5 horas de duração,  tem conteúdo desenvolvido pelo facilitador de diálogos e mediador de conflitos Vladimir da Matta Gonçalves Borges. O servidor do CNMP é coautor do Manual de Negociação e Mediação para Membros do Ministério Público, capacitado em Práticas Colaborativas no Direito de Família e instrutor de cursos de conciliação e mediação judicial, capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça.   

A inscrição é feita diretamente pelo link https://www.mpdft.mp.br/ead. Após o cadastramento, será necessário efetuar login e acessar “Ações Educacionais” > “Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos no MPDFT”. 

Compartilhe

Conhece outras capacitações sobre direitos das vítimas ou iniciativas similares? Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*Com informações do MP/PR e do MPDFT. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp