Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa de capacitação sobre prevenção e enfrentamento de crises realizada na Bahia - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 26/7/22, às 16h32.

26 07 22 csp balbinotA Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), do Conselho Nacional do Ministério Público, participou da abertura e acompanha todas as atividades do curso “Noções Básicas de Gerenciamento de Crises e Negociação em Crises, com Ênfase em Segurança Pública”. A abertura ocorreu na segunda-feira, 25 de julho, na sede do Ministério Público da Bahia, e o curso segue até o dia 29, sexta-feira.

Como representante da CSP, a membra auxiliar Fernanda Balbinot destacou que “O Ministério Público baiano merece elogios pela iniciativa da realização do curso. O presidente da CSP, conselheiro Jaime Miranda, fez questão que a Comissão acompanhasse este evento para conhecer e identificar o potencial de replicação aos demais ramos e unidades do MP”.

O curso abordará temas como o espectro das crises no mundo contemporâneo, as crises de imagem e os papéis dos principais atores no gerenciamento de crise. Com uma abordagem também focada na prática, o curso apresentará questões como fase de resposta, plano operacional, regras para comunicação em crises, bem como prevenção de ameaças e orientações para ocorrências com bombas e explosivos.

26 07 22 csp bahiaO idealizador do evento, promotor de Justiça Edmundo Reis, que coordena a Unidade de Monitoramento da Pena (Umep) do MPBA, destacou a importância da gestão de crises, sobretudo no sistema prisional, para a defesa do regime democrático de direito. “É preciso que o Ministério Público não apenas fiscalize, mas fomente a melhoria do sistema”.

O negociador da Umep, instrutor Olinto Macedo da Silva, abordou as premissas iniciais comuns aos processos de negociação. “É preciso estar ciente de que as decisões em casos de crise são tomadas com base em informações limitadas, portanto é extremamente necessário ampliar os conhecimentos de todos para a criação de protocolos de gerenciamento de riscos e protocolos operacionais das unidades prisionais”, pontuou.

Também participaram da abertura do curso o chefe de gabinete do MP/BA, promotor de Justiça Pedro Maia, representando a Procuradora-Geral de Justiça do MP baiano, Norma Angélica Cavalcanti, e os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal; Tiago Quadros, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf); e Luís Alberto Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp