Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do CNMP conhece ferramentas tecnológicas do MPDFT - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 9/9/22, às 18h11.

08 09 22 cpe mpdftNessa quinta-feira, 8 de setembro, integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) fizeram visita institucional ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O objetivo do encontro foi a apresentação de ferramentas de inteligência e pesquisa, como o Mapa Social do Distrito Federal, entre outras, usadas no âmbito do Centro de Inteligência (CI) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).  

Conduzida pelo presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho, a comitiva foi recebida pelo vice-procurador-geral de Justiça, André Vinicius Almeida; pelo procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo; pelo diretor-geral do MPDFT, Wagner Araújo; e pelos promotores de Justiça Bernardo Matos e Hiza Carpina.  

Na abertura, André Vinícius registrou que "é uma grande satisfação receber o CNMP e os colegas de outros Ministérios Públicos". O vice-procurador-geral também salientou que a modernização e a integração dos sistemas são uma prioridade do MPDFT, desde o início da gestão da procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa.    

O conselheiro Moacyr Rey destacou que o Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital, instituído no CNMP, teve início no MPDFT. "É uma honra estar em minha Casa e prestigiar as iniciativas inovadoras e exitosas desenvolvidas pelos membros e servidores do MPDFT".    

Em relação ao Mapa Social, o procurador distrital Eduardo Sabo ressaltou que “é fundamental para os membros do Ministério Público saber, por exemplo, como funciona o orçamento e ainda colocar à disposição da população, de forma acessível e simples”.  

O Mapa Social é uma ferramenta de pesquisa do MPDFT, que oferece, em tempo real, os principais dados e indicadores da realidade social do Distrito Federal nas áreas de educação, saúde e orçamento. Além de nortear a atuação judicial e extrajudicial da instituição, a plataforma também pretende oferecer ao cidadão a oportunidade de acompanhar o andamento dos serviços públicos. A previsão é de que as próximas áreas abordadas pelo projeto sejam a segurança pública e mobilidade.  

Também estiveram presentes no encontro o procurador da República Daniel Lobo; os promotores de Justiça do Ministério Público da Paraíba Octávio Celso Neto e de Rondônia Felipe Fonseca.  

Com foto e informações do MPDFT. 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial